O Clube de Canoagem Scalabitano da Ribeira de Santarém garantiu o 15º lugar num total de 49 clubes nacionais e ainda um campeonato nacional de fundo na categoria Master B, no Campeonato Nacional de Fundo que se realizou no passado fim-de-semana, 26 e 27 de Março, em Mirandela.
A prova rainha da canoagem disputou-se em 42 categorias ao longo de dois dias de provas destinadas aos escalões de Iniciados, Infantis, Cadetes, Sub16, Juniores, Seniores e Masters que competiram em Kayak, Canoa e Supc nas águas do Rio Tua.
Após o controle nacional, esta é a primeira prova nacional a integrar todos os escalões, e agora sem as medidas mais restritivas da pandemia possibilitou o acesso de público, pais, acompanhantes às áreas das equipas, tornando ainda mais fantástico o ambiente desportivo.
Este foi um evento que contou com a nata da canoagem portuguesa, onde marcaram presença vários atletas olímpicos e campeões da europa e campeões mundiais. Entre as inúmeras regatas participaram cerca de 1000 atletas.
O clube escalabitano atingiu um fantástico 15º lugar com 667 pontos entre 49 clubes. Entre todos os títulos individuais é de salientar a brilhante prestação da atleta Master B, Patrícia Serôdio, que atingiu o lugar mais alto do pódio com a medalha de ouro e se sagrou campeã nacional de fundo.
Resultados:
K1 Iniciado Feminino B – 24º Madalena Sá, 25º Maria Figueiredo.
SUPC Sub16 Masculino – 9º Ricardo Santos Gomes, 10º Bernardo Vicente.
K1 Infantil Feminino A – 14º Matilde Torgal, 26º Maria Gonçalves Pereira, 34º Mariana Constantino, 39º Maria Silva Gomes.
K1 Infantil Feminino B – 13º Maria Alves Ferreira.
K1 Iniciado B Masculino – 7º Francisco Esteves, 24º Afonso Carapuço.
K1 Infantil A Masculino – 7º António Rêgo Rodrigues, 36º Salvador Putz.
K1 Junior Feminino – 16º Carolina Venâncio, 21º Madalena Carapuço.
K1 Junior Masculino – 29º Pedro Ferro Figueiredo.
K1 Master B Masculino – 23º Carlos Vasques, 41º Mário Figueiredo, 43º José Simões Freitas.
K1 Master C Masculino – 16º Júlio Venâncio.
K1 Master A Feminino – 8º Cláudia Costa Pereira.
K1 Master B Feminino 1º Patrícia Serôdio, 8º Susana Almeida.
A Federação Portuguesa de Canoagem tem apostado na modalidade Stand UP Canoe (SUPC), como tal o Scalabitano tem vindo a desafiar alguns atletas no sentido de desenvolver a modalidade na Ribeira de Santarém, oferecendo mais uma possibilidade de prática desportivas à comunidade e aos atletas. No passado sábado, o clube levou dois atletas na categoria SUPC Sub 16 masculino, almejando um 9º e um 10º lugar.
As provas tiveram transmissão televisiva na Porto Canal e no canal de Youtube FPCanoagem, permitindo assim uma maior divulgação da modalidade, cada vez em maior expansão no País.
Depois de Mirandela, será a vez de Melres-Gondomar receber a festa da Canoagem, no próximo fim-de-semana com a Taça de Portugal de tripulações de Fundo, e os números são impressionantes. 1017 atletas, 615 embarcações e 35 clubes em disputa por 42 categorias.
O Scalabitano levará várias tripulações de k2 e k4, num total de 21 atletas, o Rio Douro é um espelho de água por excelência para a taça de tripulações, onde as enormes embarcações de 12 metros de comprimento (K4) se desafiam ao longo do percurso, mantendo em harmonia a pagaiada dos 4 atletas até à bóia da meta.
O Clube de Canoagem Scalabitano tem treino todos os dias de semana às 18h30 e aos sábados e domingos às 10h00, mantém as inscrições abertas para todos os escalões e idades, possibilitando a prática de SUP, Kayak, Canoa, Slalom, Kayak Polo e Canoagem de Lazer com a nossa equipa de Lontras (atletas de lazer).