O Clube de Canoagem Scalabitano da Ribeira de Santarém garantiu o 15º lugar num total de 49 clubes nacionais e ainda um campeonato nacional de fundo na categoria Master B, no Campeonato Nacional de Fundo que se realizou no passado fim-de-semana, 26 e 27 de Março, em Mirandela.

A prova rainha da canoagem disputou-se em 42 categorias ao longo de dois dias de provas destinadas aos escalões de Iniciados, Infantis, Cadetes, Sub16, Juniores, Seniores e Masters que competiram em Kayak, Canoa e Supc nas águas do Rio Tua.

Após o controle nacional, esta é a primeira prova nacional a integrar todos os escalões, e agora sem as medidas mais restritivas da pandemia possibilitou o acesso de público, pais, acompanhantes às áreas das equipas, tornando ainda mais fantástico o ambiente desportivo.

Este foi um evento que contou com a nata da canoagem portuguesa, onde marcaram presença vários atletas olímpicos e campeões da europa e campeões mundiais. Entre as inúmeras regatas participaram cerca de 1000 atletas.

O clube escalabitano atingiu um fantástico 15º lugar com 667 pontos entre 49 clubes. Entre todos os títulos individuais é de salientar a brilhante prestação da atleta Master B, Patrícia Serôdio, que atingiu o lugar mais alto do pódio com a medalha de ouro e se sagrou campeã nacional de fundo.

Patrícia Serôdio.

Resultados:

K1 Iniciado Feminino B – 24º Madalena Sá, 25º Maria Figueiredo.

SUPC Sub16 Masculino – 9º Ricardo Santos Gomes, 10º Bernardo Vicente.

K1 Infantil Feminino A – 14º Matilde Torgal, 26º Maria Gonçalves Pereira, 34º Mariana Constantino, 39º Maria Silva Gomes.

K1 Infantil Feminino B – 13º Maria Alves Ferreira.

K1 Iniciado B Masculino – 7º Francisco Esteves, 24º Afonso Carapuço.

K1 Infantil A Masculino – 7º António Rêgo Rodrigues, 36º Salvador Putz.

K1 Junior Feminino – 16º Carolina Venâncio, 21º Madalena Carapuço.

K1 Junior Masculino – 29º Pedro Ferro Figueiredo.

K1 Master B Masculino – 23º Carlos Vasques, 41º Mário Figueiredo, 43º José Simões Freitas.

K1 Master C Masculino – 16º Júlio Venâncio.

K1 Master A Feminino – 8º Cláudia Costa Pereira.

K1 Master B Feminino 1º Patrícia Serôdio, 8º Susana Almeida.

A Federação Portuguesa de Canoagem tem apostado na modalidade Stand UP Canoe (SUPC), como tal o Scalabitano tem vindo a desafiar alguns atletas no sentido de desenvolver a modalidade na Ribeira de Santarém, oferecendo mais uma possibilidade de prática desportivas à comunidade e aos atletas. No passado sábado, o clube levou dois atletas na categoria SUPC Sub 16 masculino, almejando um 9º e um 10º lugar.

As provas tiveram transmissão televisiva na Porto Canal e no canal de Youtube FPCanoagem, permitindo assim uma maior divulgação da modalidade, cada vez em maior expansão no País.

Depois de Mirandela, será a vez de Melres-Gondomar receber a festa da Canoagem, no próximo fim-de-semana com a Taça de Portugal de tripulações de Fundo, e os números são impressionantes. 1017 atletas, 615 embarcações e 35 clubes em disputa por 42 categorias.

O Scalabitano levará várias tripulações de k2 e k4, num total de 21 atletas, o Rio Douro é um espelho de água por excelência para a taça de tripulações, onde as enormes embarcações de 12 metros de comprimento (K4) se desafiam ao longo do percurso, mantendo em harmonia a pagaiada dos 4 atletas até à bóia da meta.

O Clube de Canoagem Scalabitano tem treino todos os dias de semana às 18h30 e aos sábados e domingos às 10h00, mantém as inscrições abertas para todos os escalões e idades, possibilitando a prática de SUP, Kayak, Canoa, Slalom, Kayak Polo e Canoagem de Lazer com a nossa equipa de Lontras (atletas de lazer).

Leia também...

João Ferreira 8º no Ironman em Cascais

João Ferreira, atleta do Clube de Natação de Torres Novas, alcançou um excelente 8ºlugar no Ironman de Cascais, que se realizou no sábado, dia…

Pedro Patrício é candidato a presidente da União Santarém

À segunda foi de vez! Depois de em 2019 ter recusado o convite, desta vez Pedro Patrício é mesmo candidato a presidente do União…

Inês Henriques denuncia “assédio sexual durante o treino”

A marchadora olímpica Inês Henriques denunciou na segunda-feira, 25 de Abril, uma situação de “assédio sexual durante o treino” em Rio Maior, admitindo ter…

DGS define normas para retoma do futebol não profissional e modalidades

A Direção-Geral da Saúde (DGS) actualizou esta terça-feira, 25 de Agosto, as normas para a retoma das competições de modalidades desportivas colectivas, incluindo o…