A Associação de Futebol de Santarém promoveu no passado sábado, dia 16, o “VIII Encontro – Futebol Distrital em Debate”, que decorreu na Casa do Campino, em Santarém.

Uma reunião que marcou o arranque da época 2023-2024 e que contou com a presença de Rui Manhoso, da Direcção da Federação Portuguesa de Futebol, Jorge Maia, presidente do Conselho de Arbitragem da AF Santarém e o seleccionador nacional José Lima, orador convidado para falar sobre o tema “Percurso e vivências do futebol de formação”.

Na sua intervenção, Francisco Jerónimo, presidente da Associação de Futebol de Santarém elencou um conjunto de medidas de apoio que levarão à “redução de custos para os clubes” no pagamento das quotas de filiação, inscrição, transferência dos mais jovens, inscrição nas provas, taxas de jogo e oferta de bolas aos escalões seniores, juniores e juvenis de futebol e futsal, orçados em 60 mil euros.

“Se houve investimento que muito se justificou foi o apoio directo aos clubes”, nos últimos três anos, reforçou o presidente da AF Santarém, referindo que a FPF ajudou com uma parte desse investimento.

Durante o encontro, o presidente da AF Santarém lembrou que as verbas do Programa “Crescer 2024”, no âmbito da melhoria das infra-estruturas dos seus associados, já estão a ser distribuídas aos clubes com um índice de execução financeira deste fundo na ordem dos 20 por cento, promovido pela Federação Portuguesa de Futebol.

Francisco Jerónimo adiantou ainda que a AF Santarém “continua em crescimento”, tendo na época 2022-2023 registado um número recorde de inscritos em competições, com um total de 8.756 atletas em representação de 77 clubes, nas modalidades de futebol e futsal.

Esse valor confere à AF Santarém o oitavo lugar no ranking nacional de atletas inscritos entre as 22 associações distritais e regionais.

A AF Santarém pretende ainda “continuar a melhorar a competitividade das equipas femininas com recurso a provas interdistritais, melhorar as condições das selecções distritais e trazer grandes eventos desportivos para a região”.

Por sua vez, o director da Federação Portuguesa de Futebol, Rui Manhoso, presente neste VIII Encontro, defendeu que os clubes deverão criar condições para que os pais possam também praticar futebol quando vão acompanhar os filhos aos treinos, lembrando que há uma nova modalidade destinada aos mais velhos – o Walking Football – que conta já com 22 atletas inscritos na presente época. “Para os clubes será uma oportunidade para aumentar o número de sócios e de apoiantes”, notou Rui Manhoso.

Na sua intervenção, o director da FPF expressou ainda o desejo de que a AF Santarém possa ter, a curto prazo, a sua Academia do Futebol construída em Santarém, ao serviço do futebol distrital, permitindo a realização de grandes jogos e de acções de desenvolvimento técnico.

Já o seleccionador nacional, agora com a selecção sub-19, apresentou uma comunicação onde transmitiu o seu percurso e vivências no futebol de formação, desde jogador das camadas jovens a internacional na selecção A, e a treinador.

Leia também...

Avançado do União Santarém vai jogar pelo Portimonense

Yago Cariello, avançado do União Santarém e um dos melhores marcadores da…

Inês Henriques continua luta pela introdução dos 50 km de marcha femininos nos JO

A marchadora de Rio Maior, Inês Henriques assegura que ainda vai tentar…

Agosto a banhos em Castelo de Bode: Wakeboard gratuito em Fernandaires este fim-de-semana

Centenas de pessoas já experimentaram Wakeboard, Ski, SUP, Kayak e passeios de…
Imagem ilustrativa

Incêndio em aterro no Ecoparque do Relvão

Um incêndio deflagrou na quarta-feira à noite, 23 de Janeiro, num aterro…