O Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA) fez um balanço positivo da 56.ª Feira Nacional da Agricultura, que hoje termina em Santarém, sublinhando os “nove dias intensos na promoção da agricultura portuguesa e dos sectores relacionados com este mercado, com grande satisfação dos expositores e dos visitantes”.

Em conferência de imprensa, o secretário-geral da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e administrador do CNEMA, Luís Mira, referiu o “saldo positivo na participação de expositores e na área ocupada pelas empresas que apostaram no certame para a divulgação de produtos e serviços”.

“A Feira afirmou-se, uma vez mais, como o principal evento deste mercado e a grande montra agrícola de Portugal, reflexo de um sector moderno, dinâmico e renovado”, salientou o responsável, apontando que, nesta edição, foi ultrapassada a fasquia dos 200 mil visitantes.

Mas, mais do que esse indicador, para Luís Mira importa “o elevado nível de satisfação de visitantes e expositores”, salientando que, pela primeira vez, foram contabilizados números de entrada acima dos dois dígitos em todos os dias do certame.

Segundo referiu, no dia em que entraram menos pessoas no recinto, foram contabilizadas 11.700 entradas. Números que deixam a organização “satisfeita” e que colocam a Feira “num novo patamar”.

O responsável do CNEMA saudou ainda as autarquias de Santarém e Almeirim que, nesta edição, apostaram “forte na Feira”, desafiando os municípios da região a seguirem-lhes o exemplo.

Luís Mira sublinhou ainda o esforço da organização em termos da diminuição da pegada ecológica do certame, evidenciada pela redução de mais de 16 toneladas de resíduos enviados para aterro, fruto de medidas ambientais postas em prática este ano, como o fim dos copos de plástico descartável.

Leia também...

Antigas instalações do IVV renovadas para acolher “família do vinho” em Almeirim

Decorreu no final da tarde da passada quinta-feira, dia 11 de Outubro, a cerimónia de inauguração das obras de requalificação das antigas instalações do…

Autarca de Almeirim apresentou reclamação por correspondência com semanas de atraso

O presidente da Câmara de Almeirim apresentou, enquanto cidadão, uma reclamação junto da entidade reguladora contra os CTT, depois de, segunda-feira, 25 de Maio,…

CIMLT lamenta ausência do Projecto Tejo do Plano Nacional de Investimentos

A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo lamenta a ausência do Projecto Tejo do Plano Nacional de Investimentos (PNI) e quer garantias do Governo…

Bispo nomeia administrador paroquial para Abrantes por litígio com padre

O bispo de Portalegre-Castelo Branco nomeou o padre António Castanheira como administrador paroquial de São João e São Vicente, em Abrantes, tendo o religioso…