A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, realizou no dia 11 de Junho, no CNEMA em Santarém, o Fórum EmpreEscola, onde deu a conhecer as melhores ideias empresariais da região, preparadas pelos alunos do Ensino Secundário com a orientação da associação empresarial. O Colégio de S. Miguel, em Fátima, venceu a Melhor Ideia Empresarial com uma máquina automática dispensadora de detergentes e champôs a colocar em locais de férias.
DeterMachine: uma máquina automática dispensadora de detergentes e champôs, ideal para viagens, através da qual o utilizador pode seleccionar o produto e a quantidade pretendida usando embalagens de diferentes tamanhos, que podem ser adquiridas a cada utilização ou serem reutilizadas e que terá como locais de distribuição super/hipermercados, parques de campismo e hotéis, foi a ideia de negócio desenvolvida ao abrigo do projecto EmpreEscola que valeu à equipa 3 Gestoras, composta por Beatriz Vieira Lopes, Maria Ramos Carvalho e Soraia Fabiana Reis Lopes, o prémio de Melhor Ideia Empresarial, no Fórum EmpreEscola, realizado dia 11 no CNEMA. A equipa do Colégio de S. Miguel, de Fátima, destacou-se, assim, entre os 15 projectos apresentados na sessão e vai agora receber 250 euros em material informático.
O Fórum EmpreEscola destacou ainda mais duas ideias de negócio de escolas secundárias da região. O Prémio Equipa Mais Inovadora foi atribuído à equipa Epogirls, da Escola Profissional de Ourém, que concebeu utensílios de cozinha, nomeadamente tachos, adaptados para utilização especialmente destinada a pessoas amputadas ou paralisadas de um membro superior. Os tachos são de fácil manuseamento e têm associada uma base que permite o seu transporte. Com esta distinção a equipa, constituída por Carla Sofia Domingues de Figueiredo, Inês de Sousa Fonseca, Mariana Neves Faria, arrecadou 150 euros em material informático.
O Melhor Trabalho de Equipa foi atribuído à equipa Bio Cigarret, composto pelos alunos Jéssica Sénica e Diogo Miranda. O projecto da Escola Profissional de Torres Novas consistiu na produção de filtros biodegradáveis para cigarros feitos à base de fécula de batata. A empresa é especializada apenas na composição dos filtros, e tem como principal objectivo tornar o vício do tabaco o menos poluente possível para o ambiente. Com o Melhor Trabalho de Equipa, os alunos conseguiram 100 euros em material informático.
De referir que o projecto EmpreEscola – Empreender no Ensino Secundário é um projecto dinamizado pela NERSANT junto destas escolas secundárias e que consiste em apoiar os alunos no desenvolvimento de um projecto empresarial. O objectivo deste projecto é incutir junto da classe estudantil, conceitos associados ao empreendedorismo e colocar a criação de empresas como uma possível saída profissional.
Na edição 2018/2019 do EmpreEscola, participaram no projecto 12 escolas da região e 51 equipas, num total de 131 alunos envolvidos.