A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, realizou no dia 11 de Junho, no CNEMA em Santarém, o Fórum EmpreEscola, onde deu a conhecer as melhores ideias empresariais da região, preparadas pelos alunos do Ensino Secundário com a orientação da associação empresarial. O Colégio de S. Miguel, em Fátima, venceu a Melhor Ideia Empresarial com uma máquina automática dispensadora de detergentes e champôs a colocar em locais de férias.

DeterMachine: uma máquina automática dispensadora de detergentes e champôs, ideal para viagens, através da qual o utilizador pode seleccionar o produto e a quantidade pretendida usando embalagens de diferentes tamanhos, que podem ser adquiridas a cada utilização ou serem reutilizadas e que terá como locais de distribuição super/hipermercados, parques de campismo e hotéis, foi a ideia de negócio desenvolvida ao abrigo do projecto EmpreEscola que valeu à equipa 3 Gestoras, composta por Beatriz Vieira Lopes, Maria Ramos Carvalho e Soraia Fabiana Reis Lopes, o prémio de Melhor Ideia Empresarial, no Fórum EmpreEscola, realizado dia 11 no CNEMA. A equipa do Colégio de S. Miguel, de Fátima, destacou-se, assim, entre os 15 projectos apresentados na sessão e vai agora receber 250 euros em material informático.

O Fórum EmpreEscola destacou ainda mais duas ideias de negócio de escolas secundárias da região. O Prémio Equipa Mais Inovadora foi atribuído à equipa Epogirls, da Escola Profissional de Ourém, que concebeu utensílios de cozinha, nomeadamente tachos, adaptados para utilização especialmente destinada a pessoas amputadas ou paralisadas de um membro superior. Os tachos são de fácil manuseamento e têm associada uma base que permite o seu transporte. Com esta distinção a equipa, constituída por Carla Sofia Domingues de Figueiredo, Inês de Sousa Fonseca, Mariana Neves Faria, arrecadou 150 euros em material informático.

O Melhor Trabalho de Equipa foi atribuído à equipa Bio Cigarret, composto pelos alunos Jéssica Sénica e Diogo Miranda. O projecto da Escola Profissional de Torres Novas consistiu na produção de filtros biodegradáveis para cigarros feitos à base de fécula de batata. A empresa é especializada apenas na composição dos filtros, e tem como principal objectivo tornar o vício do tabaco o menos poluente possível para o ambiente. Com o Melhor Trabalho de Equipa, os alunos conseguiram 100 euros em material informático.

De referir que o projecto EmpreEscola – Empreender no Ensino Secundário é um projecto dinamizado pela NERSANT junto destas escolas secundárias e que consiste em apoiar os alunos no desenvolvimento de um projecto empresarial. O objectivo deste projecto é incutir junto da classe estudantil, conceitos associados ao empreendedorismo e colocar a criação de empresas como uma possível saída profissional.

Na edição 2018/2019 do EmpreEscola, participaram no projecto 12 escolas da região e 51 equipas, num total de 131 alunos envolvidos.

Leia também...

Ana Pereira é a nova presidente da CPCJ de Sardoal

Ana Nazaré Gomes Pereira foi eleita nova Presidente da Comissão de Proteção…

Obras de requalificação da Escola Secundária do Cartaxo

Reunião de projecto vai juntar no Cartaxo técnicos do Ministério da Educação…

IPSantarém alarga área de influência e aposta em formações diferenciadas

O Instituto Politécnico de Santarém forma perto de 1000 diplomados todos os…

IP Santarém implementa programa de inovação pedagógica

O Instituto Politécnico de Santarém (IPS) implementou um programa de inovação pedagógica…