O Município e o Grupo de Trabalho para a Promoção do Comércio Local, promoveram a Feira de Todos os Santos no passado sábado, dia 26 de Outubro, nas ruas do Cartaxo.

As ruas Dr. Manuel Gomes da Silva, Serpa Pinto e Batalhoz surpreenderam os seus visitantes com provas de vinhos de excelência produzidos nas terras do Cartaxo, mostra de folclore, deliciosas caspiadas de Pontével, frutos secos, fruta da época, pipocas e algodão doce.

Os Ranchos Folclóricos de Vale da Pinta e da Lapa percorreram as ruas, com pequenas paragens para mostrar os trajes, os cantares, as cores e as danças típicas do Ribatejo, convidando quem assistia a partilhar alguns desses momentos. Ao longo dos trajectos percorridos pelos dois Ranchos era possível encontrar diversas bancas, recheadas com aquilo que de melhor se produz no Cartaxo e que se pode encontrar no comércio tradicional, para partilhar com todos os visitantes.

O evento terminou já próximo da Câmara Municipal, local em que se cruzaram os dois Ranchos Folclóricos, para uma moda partilhada com o público e para uma pequena mostra de fandango, muito aplaudida.

O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, destacou a iniciativa e a participação de todos os que ali marcaram também presença: “cabe a todos nós manter vivo o comércio tradicional. Ver hoje estas ruas assim, cheias de gente, a participar, a comprar, a provar aquilo que de melhor se faz no Cartaxo, é um sinal de que o nosso comércio está vivo, que se recomenda, e que acções deste tipo são sempre bem-vindas e bem acolhidas por todos”.

No dia 1 de Novembro, a cidade do Cartaxo recebe a Feira de Todos os Santos, uma das mais antigas feiras tradicionais do país. De 31 de Outubro a 3 de Novembro é mesmo verdade que “Todos os Santos vão ao Cartaxo”.

Leia também...

Clarissas de Santarém recordam bondade e carinho da Irmã Maria da Conceição Matos da Costa

As Clarissas de Santarém despediram-se há dois meses da irmã Maria da Conceição, cuja saúde frágil, que a obrigava à hemodiálise, não resistiu à…

Centenário da génese de “O Mau Tempo no Canal” na Academia das Ciências por António Valdemar

Para assinalar o centenário da génese de “O Mau Tempo no Canal”, o encontro em 1918 de Vitorino Nemésio com a paisagem geográfica e…

“A fotografia precisa de ser elevada a arte”

Renato Ferreira, fotógrafo.

Museu Nacional Ferroviário distinguido com o Travelers’ Choice Awards 2021

O Museu Nacional Ferroviário foi mais uma vez distinguido pelos utilizadores do Tripadvisor. O espaço foi distinguido com o prémio Travellers’ Choice que se…