Certame abriu portas este sábado com apelos à valorização do rendimento dos agricultores, à simplificação da PAC e ao reforço do investimento no sector.

A Feira Nacional de Agricultura (FNA) foi oficialmente inaugurada este sábado, 7 de Junho, no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém, com a presença do Comissário Europeu da Agricultura e do Sector Alimentar, Christophe Hansen, e do Ministro da Agricultura e das Pescas, José Manuel Fernandes. O certame, que decorre até 15 de Junho, assinala o regresso da representação permanente da União Europeia, através de um espaço informativo e pedagógico sobre as políticas agrícolas comuns e os desafios da sustentabilidade no sector.

Na cerimónia de abertura, o ministro José Manuel Fernandes salientou que “em 2024 foi possível reduzir o défice agroalimentar em mais de 400 milhões de euros”, destacando ainda o reforço dos apoios à produtividade e aos jovens agricultores. Sublinhou a importância da execução de dois planos estratégicos – o “Água que Une” e o plano de intervenção nas florestas – e defendeu uma política agrícola comum “simplificada, mais justa e com actualização dos montantes”.

“Estamos no bom caminho, conscientes dos desafios, mas a agricultura para nós é estratégica. É comida no prato, segurança alimentar, coesão, competitividade, investigação e inovação”, afirmou o governante, numa declaração que sintetizou o tom do discurso.

Por seu lado, o Comissário Europeu reconheceu a resiliência dos agricultores portugueses e defendeu a necessidade de colocar a produtividade no centro da agenda europeia. “A agricultura está sob pressão por múltiplos factores, desde as alterações climáticas ao contexto geopolítico. Precisamos de devolver aos agricultores condições estáveis, menos burocracia e mais previsibilidade”, afirmou Christophe Hansen.

Hansen sublinhou ainda o esforço da Comissão Europeia para reduzir encargos administrativos através de um novo pacote de simplificação da PAC, apresentado recentemente, e reafirmou o compromisso com o investimento público, nomeadamente na renovação geracional, no reforço da resiliência hídrica e no apoio ao sector vitivinícola.

A presença da União Europeia na FNA é assegurada pelos serviços da Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Comissão, com sessões de informação, actividades didácticas e degustações de produtos europeus. A participação institucional prolonga-se até ao encerramento da feira, no dia 15 de Junho.

Artigo em desenvolvimento. A versão completa será publicada na edição impressa do Correio do Ribatejo de 13 de Junho.

Leia também...

Santarém vai testar membros das mesas de voto do concelho

Todos os membros das mesas de voto do concelho de Santarém vão…

Natalidade e infância em Ourém com apoios de 1,3 ME em quatro anos

A Câmara de Ourém atribuiu apoios de 1,3 milhões de euros (ME)…

Medalha de Honra da Ordem dos Advogados atribuída ao Dr. Martinho da Silva

A Ordem dos Advogados distinguiu o Dr. Martinho da Silva, ilustre advogado…

Um detido por posse ilegal de arma e extorsão em Santarém

O Comando Distrital de Santarém da PSP, através do Núcleo de Investigação…