O orçamento da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) para 2023, aprovado terça-feira (dia 20) pela assembleia intermunicipal, cresce 22% em relação ao que vigorou este ano, chegando a perto de 15 milhões de euros.

Na sessão, que decorreu até à 01:00 de terça-feira, na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas, o orçamento da CIMT para 2023 foi aprovado por unanimidade.

O crescimento em 3,3 milhões de euros é justificado pela inscrição da concessão do Serviço Público de Transportes de Passageiros, bem como de projectos intermunicipais contratualizados com a Autoridade de Gestão do Programa Regional do Centro 2020, “com expressão financeira relevante”, cuja execução é necessário incrementar.

“Tendo em conta os acontecimentos verificados no passado recente, nomeadamente o estado de pandemia, assim como atrasos na publicação de avisos de concurso, não foi possível iniciar o fecho do ciclo dos mecanismos de apoio do Portugal 2020”, o que deverá acontecer em 2023, afirma o documento consultado pela Lusa.

À semelhança dos anos anteriores, em 2023, as receitas da CIMT serão maioritariamente provenientes de candidaturas a projectos co-financiados da União Europeia, 3,9 milhões de euros (26%), e do Orçamento do Estado, nomeadamente das candidaturas ligadas à mobilidade, financiadas pelo Fundo Ambiental, no valor de 4,3 milhões de euros (29%).

As receitas provenientes do contributo dos municípios ascenderão, em 2023, a 6,8 milhões de euros (45%), valor que inclui a quota mensal e a quota trimestral (Portugal 2020) no valor de 676.540 euros (5%).

Na parte da despesa, o maior peso estará nos subsídios concedidos aos operadores de transportes (6,9 milhões de euros), na aquisição de bens e serviços (3,4 milhões) e na aquisição de bens de capital (3,1 milhões).

Na aquisição de bens e serviços correntes, para além das despesas para execução das actividades desenvolvidas pela CIM Médio Tejo, o documento destaca, igualmente, projectos como o da Melhoria da Mobilidade, Afirmação Territorial, Gestão Integrada de Protecção Civil e Florestas e Educação de Excelência no Médio Tejo.

Na despesa de capital pesam projectos como a Melhoria da Mobilidade, a Modernização Administrativa, a Afirmação Territorial e os Espaços de ‘coworking’ no Médio Tejo.

Para despesas com pessoal, o orçamento reserva 1,4 milhões de euros, sendo que o quadro de pessoal (54 trabalhadores) passou a incluir um segundo secretário executivo, decisão aprovada por maioria, numa nomeação justificada com a sobrecarga gerada pela crescente delegação de competências nas CIM.

O secretário executivo da CIMT, Miguel Pombeiro, afirmou que a concessão do Serviço Público de Transportes de Passageiros, por oito anos e num valor global de 36 milhões de euros, apenas aguarda o visto do Tribunal de Contas, pretendendo a CIMT que a sociedade criada para este fim em Setembro último possa entrar em funcionamento no início de Abril de 2023. Miguel Pombeiro afirmou que o orçamento inclui também a continuação da redução tarifária nos transportes públicos ferroviários e rodoviários, com redução de 40% nas assinaturas mensais, nos urbanos, nos a pedido e nos do programa “link” (que assegura ligações interconcelhias).

Por outro lado, focaliza-se na inovação e na captação de investimento como forma de inverter a perda de população e a redução do Produto Interno Bruto per capita na região, acrescentou.

A CIMT integra os municípios de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha, do distrito de Santarém, e Sertã e Vila de Rei, do distrito de Castelo Branco.

Leia também...

Fogo em Glória do Ribatejo provoca um ferido ligeiro e corte da linha ferroviária

O incêndio que lavra desde cerca das 15h00 de hoje em Salvaterra de Magos causou um ferido ligeiro, o condicionamento da uma estrada e o…

Voto de congratulação a Susana Feitor aprovado pela Assembleia Municipal de Rio Maior

O voto de congratulação a Susana Feitor, proposto pela Bancada Coligação Juntos Pelo Futuro PSD/CDS, foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária da Assembleia…

Correio Centenário:  A União faz a força

Dia grande para Santarém não podia deixar de ser aquele em que o seu mais representativo complexo desportivo se afirmou tão gloriosamente, enobrecendo não…

Cavaleiros Portugueses em Las Ventas

João Moura Caetano foi, dos três cavaleiros lusos que actuaram em Madrid no passado domingo o único premiado com uma volta ao ruedo da…