O concelho de Santarém tem 42 “lares não legais”, de acordo com o levantamento feito pela proteção civil municipal, o dobro das estimativas que existiam.

Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém, em declarações à Agência Lusa afirmou que as vistorias a essas estruturas vão prosseguir até ao final do mês, não havendo ainda dados sobre o total de idosos que aí residem.

Como exemplo de que o número de idosos que se encontram em estruturas não referenciadas pelo Instituto de Segurança Social pode ser bastante superior às estimativas que apontam para a existência de mais de 35 mil a nível nacional, referiu o caso de um lar “não legal”, numa freguesia do concelho, onde segunda-feira foram realizados testes a 19 utentes e a nove funcionários, depois de dois idosos que foram ao hospital por outros motivos terem testado positivo à covid-19.

“Tem sido uma surpresa muito grande o número encontrado”, disse o autarca.

Desde Abril que, nos 21 concelhos do distrito de Santarém, tem estado a ser feito o levantamento de todas as Estruturas de Acolhimento para Pessoas Idosas que não estão referenciadas pelo Instituto de Segurança Social, tendo sido identificadas mais de 130 a funcionarem ilegalmente, ou seja, com mais do que os três utentes a que estão autorizadas.

Segundo o presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil de Santarém, Miguel Borges, as visitas que estão a ser feitas por elementos da proteção civil de cada concelho têm um carácter “pedagógico”, visando sensibilizar para a existência de um plano de contingência, nos casos em que este não existe, e disponibilizar para a realização de testes a todos os funcionários.

Ricardo Gonçalves afirmou que estes casos têm vindo a ser identificados pelas corporações de bombeiros, quando têm de fazer transportes a partir desses locais, mas também por sinalização do Hospital de Santarém, quando surgem idosos que não estão em estruturas referenciadas.

Admitindo que algumas das estruturas possam vir a ter condições para a legalização, como é o caso da que alberga os 21 idosos, que está já “a tramitar com a Segurança Social”, o autarca afirmou que, noutras situações, se procurará um regresso às famílias.

Contudo, salientou, a situação deixa clara a ausência de respostas para esta população e leva a questionar se o Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES) é “ambicioso” como anunciado ou se é “insuficiente para as necessidades, tendo em conta que Portugal é o quinto país mais envelhecido do mundo”.

Leia também...

Vídeo da GNR mostra manobras arriscadas ao volante: MAI promete “tolerância zero” em matéria de segurança rodoviária

Ultrapassagens mal calculadas, manobras perigosas e uso do telemóvel são das infracções mais comuns. Vídeo da GNR mostra os piores comportamentos dos portugueses ao…

Circulação de comboios na linha do Norte parada devido a incêndios

A circulação de comboios na linha do Norte está interrompida nos dois sentidos devido a vários focos de incêndio que deflagraram na tarde desta…

Mais de 15.000 testes realizados no distrito de Santarém

Mais de 15.000 testes à covid-19 foram realizados, até ao momento, no distrito de Santarém, sobretudo a funcionários de lares e de creches e…

Furto no Hospital de Santarém rende 40 mil euros em material médico

Quatro homens conseguiram furtar cerca de 40 mil euros em material médico no Hospital de Santarém fazendo-se passar por pacientes da unidade hospitalar. O…