No dia 30 de novembro, sábado, às 18h30, o coro do Teatro Nacional de São Carlos apresenta-se no Teatro Virgínia com um programa com duas vertentes: de um lado, música coral de câmara de dois compositores de ópera do século XIX (Gioachino Rossini e Camille Saint-Saëns); do outro, obras de compositores portugueses (Luís de Freitas Branco, Francisco de Lacerda e Eurico Carrapatoso). Do primeiro ouviremos alguns dos Madrigais Camonianos aproveitando esta ocasião para também assinalar os 500 anos do nascimento do nosso grande poeta.

Os bilhetes têm o custo de 16 euros e podem ser adquiridos na bilheteira local (segunda a sexta das 11h às 12h30 e das 15h às 18h30), nos pontos aderentes Fnac e Worten e online em bol.pt

O Coro do Teatro Nacional de São Carlos, criado em 1943 sob a titularidade de Mario Pellegrini, tem atuado sob a direção de importantes maestros e colaborado com marcantes encenadores. O conjunto tem regularmente abordado o repertório de compositores nacionais e tem participado em estreias mundiais de óperas de Fernando Lopes–Graça, António Victorino d’Almeida, António Chagas Rosa, Nuno Côrte-Real. Em 1980, formou–se um primeiro núcleo coral a tempo inteiro e, três anos depois, assumiu-se a profissionalização plena. Em 2005, o Coro foi convidado pela Ópera de Génova para participar em récitas da ópera Billy Budd de Britten, convite que se repetiu em 2015. Giampaolo Vessella é o maestro titular desde janeiro de 2021.

Leia também...

Documentário “Plano B” estreia quarta-feira no Círculo Cultural Scalabitano

O documentário “Plano B”, que tem como protagonista o coronel Correia Bernardo, num testemunho sobre o papel da Escola Prática de Cavalaria (EPC) na…

Roteiro gastronómico “Tomar à Prova” arranca em 12 restaurantes

A 5.ª edição do roteiro gastronómico “Tomar à Prova”, que decorre em 12 espaços de restauração e cafetaria do concelho de Tomar, começa na…

Cravos para Salgueiro Maia nos 50 anos do 25 de Abril

O Município de Santarém prestou hoje homenagem ao Capitão Salgueiro no Jardim dos Cravos, em Santarém, numa cerimónia que contou com intervenções de Ricardo…

Município de Torres Novas e Novo Banco assinam protocolo para cedência permanente da obra «No Tejo» de João Reis

Terá lugar no próximo domingo, dia 28 de Outubro, às 17 horas, no Museu Municipal Carlos Reis, a assinatura de protocolo entre o Município…