No dia 30 de novembro, sábado, às 18h30, o coro do Teatro Nacional de São Carlos apresenta-se no Teatro Virgínia com um programa com duas vertentes: de um lado, música coral de câmara de dois compositores de ópera do século XIX (Gioachino Rossini e Camille Saint-Saëns); do outro, obras de compositores portugueses (Luís de Freitas Branco, Francisco de Lacerda e Eurico Carrapatoso). Do primeiro ouviremos alguns dos Madrigais Camonianos aproveitando esta ocasião para também assinalar os 500 anos do nascimento do nosso grande poeta.

Os bilhetes têm o custo de 16 euros e podem ser adquiridos na bilheteira local (segunda a sexta das 11h às 12h30 e das 15h às 18h30), nos pontos aderentes Fnac e Worten e online em bol.pt

O Coro do Teatro Nacional de São Carlos, criado em 1943 sob a titularidade de Mario Pellegrini, tem atuado sob a direção de importantes maestros e colaborado com marcantes encenadores. O conjunto tem regularmente abordado o repertório de compositores nacionais e tem participado em estreias mundiais de óperas de Fernando Lopes–Graça, António Victorino d’Almeida, António Chagas Rosa, Nuno Côrte-Real. Em 1980, formou–se um primeiro núcleo coral a tempo inteiro e, três anos depois, assumiu-se a profissionalização plena. Em 2005, o Coro foi convidado pela Ópera de Génova para participar em récitas da ópera Billy Budd de Britten, convite que se repetiu em 2015. Giampaolo Vessella é o maestro titular desde janeiro de 2021.

Leia também...

Município de Torres Novas galardoado com Prémio Geoconservação

O Município de Torres Novas foi galardoado com o Prémio Geoconservação 2024, pela ProGEO – Associação Europeia para a Conservação do Património Geológico, pelo…

Grande parte do interior Norte e Centro em risco máximo de incêndio

Grande parte do interior Norte e Centro do país e dois municípios algarvios estão hoje em risco máximo de incêndio, indicou o Instituto Português…

Mais de 300 furtos de cortiça registados até Agosto, sobretudo em Santarém

A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou mais de 300 furtos de cortiça até 20 de agosto, sobretudo no distrito de Santarém, e três pessoas…

Vila Nova da Barquinha aprova orçamento de 11,4 milhões de euros

Mais 5,3 por cento do que em 2021.