A Infraestruturas de Portugal concluiu no dia 4 de Abril os trabalhos de manutenção das fundações e da reabilitação dos pilares da Ponte Rainha D. Amélia.

A Câmara Municipal do Cartaxo congratula-se com a conclusão dos trabalhos de reforço estrutural da Ponte Rainha D. Amélia, da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal, que representam um investimento de cerca de 1,7 milhões de euros.

A necessidade dos trabalhos decorreu de uma inspeção estrutural detalhada à ponte, durante a qual foram identificadas várias necessidades de intervenção, com destaque para o Pilar P13 e para o desempenho do aparelho de apoio do Encontro E2.

Dada a proximidade entre os pilares da ponte Rainha D. Amélia e da ponte ferroviária na proximidade, a IP decidiu estudar soluções de proteção das fundações que abrangessem os pilares de ambas as pontes, de modo assegurar a segurança dos utilizadores que usam a obra de arte para travessia quer pedonal, quer rodoviária.

O reforço da estrutura integrou trabalhos, entre os quais se destacam a limpeza das superfícies dos pilares e encontros; a selagem das juntas entre pedras de alvenaria dos pilares e encontros, com o refechamento com uma argamassa à base de cal hidráulica natural e inertes; a proteção da base dos pilares, através do encamisamento adicional da base dos pilares com recurso a cofragens metálicas e microbetão submerso; assim como, a substituição dos aparelhos de apoio sobre o pilar P13 e encontro E2.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…