O XV capítulo da Confraria Gastronómica de Almeirim vai ficar marcado pela presença Confraria da Chanfana que vem de Vila Nova de Poiares.

O evento realiza-se no domingo, 15 de Maio, dia em que são esperados em Fazendas de Almeirim, dezenas de confrades de associações de defesa do património gastronómico de norte a sul do país.

O programa arranca às 9h30, com uma recepção no Centro Cultural de Fazendas de Almeirim onde vão decorrer as habituais cerimónias de entronização de novos confrades, pelas 11h00, contando este encontro com o apoio da Câmara Municipal de Almeirim e da Junta de Freguesia de Fazendas.

Nesta XV reunião magna, a Confraria Gastronómica de Almeirim decidiu entronizar como confrades de honra e distinção Borrego Leonor & Irmão; Junta de Freguesia de Fazendas de Almeirim e Manuel Lopes Joaquim (restaurante O Manel). Como Confrades efectivos, João Baptista Baião Galamba; Zito Manuel Nascimento Menino, André Agostinho Florêncio Fernandes e António Manuel Felício da Silva.

Após a cerimónia e a foto da família confrádica, a comitiva segue para o Salão de Festas da Quinta da Feteira, onde vai decorrer o almoço regional, onde se inclui a famosa Chanfana, seguido de uma tarde de animação, música com a Madalena Gil e Rafael Vargas.

A iniciativa assume “uma especial importância” para a economia e cultura popular local, “com um foco especial” na Sopa da Pedra, que em breve terá o seu reconhecimento como ETG pela União Europeia (EU). Ao passo que as caralhotas e o Melão de Almeirim esperam da UE o IGP depois de todos já terem obtido protecção à sua qualidade e forma de fazer/cultivar em Portugal”, disse o Presidente da Câmara Municipal de Almeirim, Pedro Ribeiro

 “A Sopa da Pedra e o Vinho, especialmente a casta Fernão Pires tem um lugar importante no desenvolvimento local, já que alavancam o turismo gastronómico, atraindo ao concelho cada vez mais visitantes, e para isso este ano voltamos as praias de Portugal em parceira com a CVR-Tejo para promover os nossos brancos de excelência”, disse ainda.

Este evento é aberto mediante reserva a todas as confrarias, assim como à população em geral. Os interessados em participar no programa, poderão inscrever-se através de email (confrariagastronomicaalmeirim@gmail.com) ou por telemóvel (914516167).

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…