A Quinta da Lagoalva, em Alpiarça, recebeu no passado dia 16 de Novembro, o XLIII Capitulo Geral da Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo, com a entronização de nove novos confrades.
O dia iniciou com o capítulo onde foram aprovados, entre outros, o Plano de Actividades e Orçamento Previsional para 2020.
Seguiram-se as entronizações dos seguintes confrades: Vera Rosa, Judite Gregório, Rita Almeida, Ana Varão, Sónia Faria, Igor Dias, Rui Barreiro, Luís Costa e por fim José Carvalho.
Fizeram a passagem de Confrades Noviços a Confrades de Ordem, Guida Tralhão, Maria Vieira, José Espadinha, Nuno Gameiro e Carlos Galinha.
O Vinho da Entronização foi o vinho Tinto Medalha Excelência do Concurso de Vinhos do Tejo deste ano – Tyto Alba Touriga Nacional 2015 da Companhia das Lezírias.
Também presentes na cerimónia, estiveram as seguintes confrarias: Confraria dos Enófilos do Vinho de Carcavelos, Confraria dos Enófilos da Estremadura (Vinhos de Lisboa), Confraria Arinto de Bucelas, Confraria do Vinho Verde, Colegiada de Nossa Senhora da Anunciação da Lourinhã (Aguardente), Confraria da Gastronomia do Ribatejo e a Federação das Confrarias Báquicas de Portugal.
Seguiu-se um momento musical com a pianista Lioudmila Litvínova e com o flautista David Telles do Conservatório de Música de Santarém.
Finalizou-se com uma prova na adega da Quinta da Lagoalva de um vinho tinto da nova colheita das castas Tannat e Alicante Bouschet.
O dia terminou com um jantar, no CNEMA, onde se degustaram vinhos brancos e tintos do Tejo.