‘ Oratório de Noël’ é o duplo concerto de natal que o Conservatório de Música de Santarém e a Associação Concórdia Música do Entroncamento vão promover em conjunto nas cidades do Entroncamento e Santarém neste mês de Dezembro.

As duas associações musicais, que estabeleceram uma parceria em 2019 e levaram a cabo o primeiro projecto conjunto, que irão apresentar será o ‘Oratório de Noël’ de Camille Saint-Saëns, uma obra coral sinfónica com coro, cordas, harpa e órgão, sendo uma peça adequada ao contexto pandémico actual.

A obra será apresentada, no dia 18 de Dezembro, pelas 21h00, no Cine Teatro S. João no Entroncamento e na Sé Catedral de Santarém, pelas 18h00, do dia 19 de Dezembro.

Nos dois palcos, o espectáculo conta com a actuação de cerca de 70 artistas entre músicos e cantantes.

A direcção musical está a cargo do maestro Pedro Correia, professor nas duas instituições, que explicou em conferência de imprensa que esta é uma obra com “dez andamentos, quinteto de solistas e coro”.

O professor de música refere que esta é um “obra bonita, suave e muito agradável de se ouvir, devido à sua escrita em si e também devido ao ambiente natalício”.

Beatriz Martinho, presidente do Conservatório de Música de Santarém, explica que esta parceria com a Concórdia Música “é muito importante” e que, depois de um interregno de praticamente dois anos, irá trazer uma “amálgama de afectos” a todos os participantes e público.

A dirigente recordou ainda que o concerto irá respeitar todas as normas da DGS que sejam implementadas até três dias antes da realização dos concertos.

Já Fernando Soares, da Concórdia Música, garante que a parceria iniciada há dois anos “constituiu um êxito” e que resulta de “uma coincidência feliz do maestro Pedro Correia ser simultaneamente ser professor do Conservatório de Santarém e maestro da Concórdia”.

O ‘Oratório de Noël’, de Camille Saint-Saëns, também conhecido como seu Oratório de Natal , é uma obra semelhante a uma cantata, composta para solistas, coro, órgão, cordas e harpa. Enquanto era organista em La Madeleine , Saint-Saëns escreveu o oratório de Natal em menos de duas semanas, completando-o dez dias antes de sua estreia no Natal de 1858. A partitura vocal deste oratório foi preparada posteriormente pelo compositor e organista Eugene Gigout , um colega de Saint-Saëns.

Leia também...

Autores, concertos e exposições na Feira do Livro de Coruche 2025

Com mais de quatro décadas de história e leitura partilhada, a Feira do Livro de Coruche regressa de um a nove de Novembro ao…

24ª edição do Mês da Enguia em Salvaterra de Magos começa esta sexta-feira

O concelho de Salvaterra de Magos recebe durante todo o mês de Março, a 24ª edição do Mês da Enguia, um certame gastronómico que…

Companhia Ludovica Rambelli encena 23 telas de Caravaggio na Catedral de Santarém

A Catedral de Santarém recebe, este sábado à noite, a encenação de 23 telas de Michelangelo Caravaggio, um espectáculo de quadros vivos da companhia…

No Cartaxo há “Histórias com Teatro Dentro”

As histórias escondidas dentro dos livros vão saltar das páginas cá para fora, vão habitar o espaço da biblioteca e a imaginação dos leitores…