A Consulta de Diabetes do Hospital Distrital de Santarém completa este mês 30 anos de actividade e surgiu da necessidade de seguimento do doente diabético de forma sistematizada por uma equipa especializada e diferenciada na área. Actualmente são seguidos regularmente 1300 doentes.

Os doentes da consulta incluem predominantemente diabéticos tipo 1 e tipo 2 insulinotratados, com graves complicações, particularmente os que apresentam envolvimento órgão-alvo, com complicações oftalmológicas, nefrológicas, cardiológicas e neurológicas.

Recuando três décadas, a médica Cristina Esteves, que integra a consulta desde o início, conta que tudo começou em março 1992, integrando uma equipa multidisciplinar de enfermagem, medicina interna e nutrição, com a colaboração de oftalmologia, cirurgia, cardiologia, urologia e neurologia. A atividade foi alargada com a criação de um hospital de dia de diabetes, em 1999, que, de acordo com a médica, “permitiu gerir de forma mais integrada e contínua o apoio ao doente diabético através da alocação de um enfermeiro a tempo inteiro”.

Em 2000 foi criado o Núcleo de Diabetes, coordenado a partir de 2010 por Cristina Esteves, que incluía uma equipa de quatro médicos, com vários períodos de consulta e um hospital de dia, com uma enfermeira com formação específica dedicada a ensinos individuais e de grupo. Também nesse mesmo ano foi efetivada a Consulta de Diabetes e Gravidez, consulta multidisciplinar que inclui internista com formação em diabetologia, obstetra e nutricionista dedicada ao seguimento de grávidas diabéticas. Já em 2011, e com a integração de um podologista a tempo parcial, que dá apoio ao doente seguido na consulta de diabetes, alargaram-se competências e diferenciação.

“Foram 30 anos de muito trabalho e dedicação, pautados por atualização e diferenciação crescentes de toda a equipa”, afirma Cristina Esteves, adiantando que, no futuro, e após um período de pandemia, é objetivo retomar a investigação com participação em ensaios clínicos, manter a atividade formativa com cursos e palestras dirigidas a médicos e enfermeiros, privilegiando os dirigidos a Internos em formação, quer do Hospital, quer dos Cuidados primários de Saúde.

Do corpo clínico inicial além das médicas Cristina Esteves e Cristina Santos, mantém-se também em funções o nutricionista Santo Amaro.

“É nossa missão manter a assistência à pessoa com diabetes ao mais alto nível com qualidade, diferenciação e padrões internacionais”, frisa a coordenadora.

Por sua vez, a internista Cristina Santos, que faz igualmente parte do corpo clínico inicial, realça: “Nestes anos, e fruto das novas moléculas, quer de antidiabéticos orais, quer de novas insulinas, conseguimos alcançar um melhor controlo metabólico que antes não era possível implementar. Também a nova tecnologia inovadora associada à autovigilância da glicemia intersticial veio facilitar a vida dos utentes e dos profissionais de saúde.”

A equipa do Núcleo de Diabetes é atualmente constituída por seis assistentes hospitalares e dois enfermeiros dedicados à área, dois nutricionistas e uma podologista. Do corpo clínico inicial além das médicas Cristina Esteves e Cristina Santos, mantém-se também em funções o nutricionista Santo Amaro.

Leia também...

Trabalhador da Resitejo morre em acidente de trabalho

Procedia a uma reparação quando um sistema pneumático de um camião rebentou.
foto ilustrativa

Transportes rodoviários com mais descontos na Lezíria do Tejo a partir de hoje

O desconto de 50% nos passes mensais dos autocarros na área da…

Incêndio em zona de mato em Ourém mobiliza quatro meios aéreos

 Um incêndio em zona de mato, em Pêras Ruivas, no concelho de…

Chamusca vai ter um Centro de Recolha Oficial de Animais

A candidatura do Município da Chamusca para a construção de um Centro…