O contingente de Bombeiros de Corporações do distrito de Santarém que integram a força operacional conjunta (FOCON) composta por elementos da estrutura de comando da ANPC, operacionais da Força Especial de Bombeiros, da Guarda Nacional Republicana, do Instituto Nacional de Emergência Médica, e, ainda, da EDP, enviada para Moçambique, na sequência da passagem do ciclone Idai, começou, a missão de auxílio às vítimas na região de Búzi.

A região continua isolada e tem mais de cem mil habitantes e zonas que continuam alagadas. A ajuda chega através do rio, com recurso a meios de salvamento aquático.

Durante todo o dia de segunda-feira e naquele percurso ao longo do rio, a FOCON, coordenada pelo Comandante Pedro Nunes, esteve no local para dar apoio à população fornecendo mais de mil quilos de alimentos (cereais, açúcar e feijão enlatado), bens essenciais à sobrevivência das populações.

A Força está a trabalhar em articulação com as autoridade locais, recolhendo informação para o estabelecimento de prioridades de ajuda.

Foto: ANPC

Leia também...

Militares reforçam vigilância de incêndios em Santarém

Militares do Exército e da Marinha reforçam esta quinta e sexta-feira as acções de vigilância terrestre e patrulhamento nos distritos de Santarém, Beja, Évora,…

Inaugurada exposição “As Pedras São Testemunhas Silenciosas” [C/VÍDEO]

  Ontem, Santarém saiu à rua para assistir à abertura da exposição “As Pedras São Testemunhas Silenciosas”, uma exposição colectiva com trabalhos de Carlos…

Manuel Afonso eleito presidente da concelhia de Santarém do PS por 37 votos

O deputado Manuel Afonso foi eleito, na sexta-feira, 31 de Janeiro, presidente da Comissão Política Concelhia de Santarém do Partido Socialista, com a única…

Número de óbitos do lar de Minde sobe para 15

 O número de mortos por covid-19 do Centro de Bem-Estar Social de Minde, em Alcanena, subiu hoje para 15, havendo agora um total de…