O Convento de São Francisco é palco hoje, sexta-feira, dia 20, pelas 21h30, de um ‘Tributo a Stevie Wonder’. O cantor e compositor norte-americano vai ser homenageado por um colectivo de músicos scalabitanos, coordenado por João Madeira.

Em anos anteriores, sempre no âmbito do Verão in.Str, o mesmo grupo de músicos realizou tributos a artistas tão diversos como David Bowie, The Beatles ou Pink Floyd.

Amanhã, sábado, dia 21, entre as 15h00 e as 24h00, o Jardim das Portas do Sol vai receber o ‘Sun Gates Santarém’, um evento dedicado à música electrónica com os dj’s Gonçalo Henriques, Merche Romero, Syper, Nox e Huma-noyd e Hugo Pedrosa.

Serão instalados no mesmo espaço vários equipamentos de entretenimento, bem como outras atracções para as crianças, como insufláveis ou pinturas faciais, entre outros. 

O acesso é totalmente gratuito a todo o recinto. 

Pelas 18h00 deste sábado, o Alto do Bexiga vai poder ver o espectáculo de dança, ‘Omniscidea’, onde se vai acompanhar o percurso e o progresso de um monge, a partir de uma coreografia de Manuel Galrinho, também bailarino.

Ainda no sábado (dia 21), pelas 21h30, o Convento de São Francisco será palco da ‘Ópera Para Todos’, com a participação do Coro do Círculo Cultural Scalabitano, de um Coro Participativo Comunitário e da Orquestra Camerata de Cordas de Leiria, composta por 20 músicos e dois solistas, com direcção musical do maestro António Matias, numa parceria estabelecida com a Fundação Inatel.

Vão ser apresentadas árias compostas por nomes consagrados como Donizetti, Händel, Ponchielli, Rossini, Bizet, Puccini, Verdi e Mascagni. O repertório inclui “Habanera”, “Nessun Dorma”, “Va Pensiero” entre outras peças icónicas, acompanhadas por uma orquestra e solistas. 

Freguesias recebem Projecto Itiner’Arte 

A Gançaria vai receber este sábado, dia 21, a peça ‘Para quê ter asas, se não se pode voar’, pelas 21h30, na Associação Recreativa Cultural da Gançaria, uma interpretação do Grupo de Teatro da Universidade da Terceira Idade de Santarém. Trata-se de um espectáculo teatral montado com base em relatos e experiências dos seus actuantes e das suas relações com múltiplos e diversos sentidos da palavra Liberdade. 

Por sua vez, a Romeira vai conhecer ‘Nosso Frei Luís de Sousa’, a partir de uma peça de Almeida Garrett, pela secção de teatro da Sociedade Recreativa Operária (SRO). A peça vai ser apresentada sábado, 21 de Setembro, pelas 21h30, na Sociedade Recreio e Educativa da Romeira, no âmbito do projecto Itiner’Arte, com encenação e selecção musical de Pedro Oliveira. ‘Nosso Frei Luís de Sousa’ surge a partir desta obra, com linhas de reflexão conjunta sobre algumas questões dos dias de hoje: o patriotismo, a identidade, a culpa, o sebastianismo, ou os valores morais vigentes. É um trabalho dramatúrgico feito em conjunto com alunos do curso profissional de artes do espectáculo da Escola Secundária Ginestal Machado.

Um brinde ao Equinócio na despedida

O último evento da programação da edição deste ano do Verão in.Str, realiza-se no domingo, 22 de Setembro, a partir das 17h00, no Teatro Sá da Bandeira.

Comemorar a Poesia e a Liberdade em 2024 em Santarém é também uma forma de homenagear Salgueiro Maia e os Capitães de Abril, com as participações de Cláudia Stattmiller, Cristina Bacelar, Daniel Martinho, Ela Vaz, Jó Bernardo, José Fidalgo, Joana Brandão, Lara Pereira, Luísa Pinto, Manuel Mendonça, Rui Oliveira e Rui Sérgio, também responsável pela direcção artística.

Após o espectáculo ‘Poesia em Liberdade’, segue-se o já habitual ‘Brinde ao Equinócio’, onde se convida o público a participar na despedida do in.Str 2024, em parceria com a Fundação INATEL e os Vinhos do Tejo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a…