Depois de na época passada ter vencido brilhantemente o ” Nacional ” da I Divisão e Taça de Portugal, a equipa feminina da União Desportiva de Santarém / lSLA juntou agora àqueles troféus a Super-Taça, ao derrotar na Final o Estrelas da Avenida por 59-56.
Sem ter sido uma partida bem jogada, o conjunto da General Roçadas “teoricamente” mais forte nunca conseguiu ao longo do encontro contrariar a juventude e a grande postura competitiva do “cinco” unionista que, assim, lhe arrebatou o título que ainda lhes pertencia.
Ao intervalo a U. D . S . vencia já por 33-27.
Na segunda metade do encontro as scalabitanas continuaram a dominar, chegando mesmo a ter uma vantagem de 10 pontos, no entanto as estrelistas não se davam por vencidas e iam reagindo, estando por vezes quase a passar para a frente do marcador, mas a atleta da União , Sara Ferreira, com os seus seis lançamentos triplos (em 8 tentados), não dava qualquer hipótese ao Estrelas, se bem que a sua atleta estrangeira, Mariana Kostouckova, com os seus 37 pontos, bem tentou ainda a oito segundos do fim converter um lançamento triplo e igualar o resultado, mas sem o conseguir, e a posse de bola era da União que, assim, em grande ambiente de festa, ganhava o único titulo Nacional que lhe faltava no seu palmarés, completando um ciclo vitorioso: – Campeonato Nacional, Taça de Portugal e Super-taça!!!
Sob a arbitragem de Carlos Araújo e José Sequeira alinharam e marcaram:
U . D . S. / ISLA ,(59)- Maria Monteiro, Patrícia Jerónimo (8). Filipa Silva, Clarisse Machanguana (10) , Filipa Ganhão, Cristina Ferreira (2), Sónia Poitier, Patrícia Penicheiro (11 ). Susana Simões e Sara Ferreira (28).
Estrela s da Avenida (56) – Susana Soares (2). Helena Aires (4), Sandra Duarte (5), Kostouckova (37), Maria de Jesus (2), Alexandra Esteves (6). Maria João Guerra e Lídia Cunha.
(In: Correio do Ribatejo de 08 de Outubro de 1993)
Pode consultar estas e outras notícias no Arquivo do Correio do Ribatejo em https://arquivo.correiodoribatejo.pt/