O evento “Santarém Cortes & Lendas Medieval” está de regresso de 9 a 12 Maio. Durante quatro dias, o Jardim da República, a Igreja e os Claustros do Convento de S. Francisco e várias ruas do Centro Histórico vão viver momentos únicos.

João Teixeira Leite, Vice-Presidente do Município de Santarém com o Pelouro do Turismo e Grandes Eventos convida a população e todos quantos nos queiram visitar a “viajar no tempo e ver como o nosso Concelho se transforma para receber a recriação de um verdadeiro ambiente da idade média”.

Sob o mote “O Medo na Idade Média”, o evento pretende demonstrar o quotidiano civil, religioso e militar nesta época, para além de demonstrar que o medo estava presente no quotidiano das pessoas na época retratada: séculos XII/XIV, e como conviviam com essa realidade. O medo da fome, das doenças, da morte, da punição por parte de quem tinha poder, do medo dos demónios, do inferno, dos castigos divinos apregoados pela igreja para subjugar o povo menos culto.

Ao longo de quatro dias há Espetáculos de fogo, danças, quinta dos animais domésticos e animais exóticos de várias espécies. Feira de artigos regionais, mercado de sabores, espaço infantil com diversos equipamentos e dinâmicas da época medieval, acampamento civil com representação da nobreza, povo e clero e com mesteres e ofícios desenvolvidos por recriadores históricos a trabalhar ao vivo. Irá existir igualmente um acampamento militar, em que vão estar representadas as vivências dos nobres e homens de armas dedicados aos combates. Casa de armas, carreira de tiro com arco, e uma exposição dedicada ao tema, na Igreja do Convento de S. Francisco. A Caminhada medieval está de regresso, bem como, diversas representações teatrais ao ar livre. Uma das novidades desta edição é a recriação de combates apeados e a cavalo num novo espaço de picadeiro criado para o evento, entre muitos outros momentos que merecerão a visita de todos.

Leia também...

Entroncamento adquire Kit de eliminação de ninhos de Vespa Velutina

O Município do Entroncamento adquiriu recentemente o Sistema SISTRAQ para eliminação de ninhos de Vespa Velutina, à Associação de Modelismo do Centro de Portugal.…

Homem de 78 anos desaparecido depois de assistido no hospital de Torres Novas

Um homem de 78 anos, doente de Alzheimer, está desaparecido, desde quarta-feira, depois de ter sido assistido nas urgências do hospital de Torres Novas,…

Apreensão de armas e munições por violência doméstica em Ourém

O Comando Territorial de Santarém apreendeu, através do Posto Territorial de Ourém, no dia 23 de janeiro, armas e munições em contexto de violência…

Festival do Cogumelo de regresso à Chamusca

O Festival do Cogumelo está de regresso à Chamusca nos próximos dias 1, 2 e 3 de Março. A 7ª Edição do certame junta…