A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo pretende posicionar Coruche e Chamusca como referências nos centros de cycling, promovendo-os como um produto turístico atractivo e diferenciador e dessa forma atrair mais visitantes para a região. 

Numa conferência de imprensa realizada em Coruche, no Observatório do Sobreiro e da Cortiça, os responsáveis municipais explicaram que será desenvolvida uma campanha de comunicação digital para promover este tipo de turismo a nível nacional.

Para o efeito, a entidade e os municípios, em parceria com a empresa Cabreira Solutions, irão realizar, nos dias 15 e 16 de Novembro, várias actividades para dar a conhecer os centros de cycling do Ribatejo ao público nacional e internacional.

No dia 15, em Coruche, entre as 09h30 e as 12h30, na localidade de Erra, o município organizará uma série de actividades para crianças e, ao final do dia, uma degustação de produtos locais.

O Centro de Cycling da Erra – Coruche está localizado no centro da povoação da Erra. Conta com uma porta de entrada principal com todas as valências de um Centro de Cycling: sanitários, balneários e estação de serviço para lavagem e pequenas reparações das bicicletas. A rede é constituída por seis percursos na modalidade de Gravel, com um total de 306 Km que passam pelos locais mais emblemáticos daquele território.

No dia 16, na Chamusca, estão previstos passeios com agentes de animação turística da região, membros da comunidade local e influencers, entre os quais o YouTuber “O Ciclista Improvável” e os atletas Raquel Queirós e Renato Ferreira, entre outras personalidades.

O centro de Cycling do Arripiado – Chamusca está localizado no centro do Arripiado, a Sul do Tejo, e conta com uma porta de entrada principal com todas as valências de um centro de cycling, sanitários, balneários e estação de serviço para lavagem e pequenas reparações e uma porta secundária na vila da Chamusca em frente ao mercado municipal. A rede aqui apresentada na vertente BTT – XC teve em conta os agentes e clubes locais, integrando a passagem nos locais mais emblemáticos do território para a prática desta modalidade. Contando com sete percursos e uma ligação, com um total de 362 Kms.

O objectivo destes dois dias de actividades é recolher imagens e criar conteúdo fotográfico e digital para divulgar nas redes sociais, nos canais oficiais dos municípios e nas páginas dos influencers.

Os centros de cycling já têm alguma tradição em Coruche e na Chamusca, mas actualmente os percursos são conhecidos apenas por um grupo reduzido de praticantes da modalidade. O objectivo é ampliar o público e promover o turismo de bicicleta nestes territórios.

Actualmente, Coruche oferece seis percursos de gravel, com quatro níveis de dificuldade, totalizando 306 km de extensão. Já a Chamusca conta com sete percursos de BTT, também com quatro níveis de dificuldade, num trilho que ultrapassa os 200 km.

José Manuel Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, afirmou que este projecto “constitui uma oferta de lazer e turística muito significativa” e que o objectivo é posicionar “de forma competitiva” estes dois territórios neste segmento turístico.

O presidente da Câmara Municipal de Coruche, Francisco Oliveira, destacou que este projecto é “estratégico” para a região e permitirá criar “um produto turístico diferenciador”.

Paulo Queimado, presidente da Câmara da Chamusca, acrescentou que o grande desafio é dar a conhecer ao público nacional estas infra-estruturas, que terão “um impacto muito significativo na região”.

Os centros de cycling promovem uma mobilidade mais sustentável, incentivam a prática de actividades físicas e geram um impacto positivo na economia local com a atracção de mais turistas.

Estes centros possuem rotas sinalizadas para todos os níveis de habilidade, e os trilhos estão digitalizados, podendo ser descarregados nos telemóveis.

Explore o Ribatejo de Bicicleta

Nos dias 15 e 16 de Novembro, o Ribatejo acolhe ciclistas, famílias e amantes da natureza para dois dias de actividades ao ar livre. Esta celebração do ciclismo junta influenciadores, agentes locais e a comunidade para uma experiência imersiva nos trilhos e paisagens ribeirinhas.

Durante dois dias, o evento Activar Ribatejo promete revelar o melhor dos trilhos e da cultura local, com experiências para todas as idades. Em Coruche e Chamusca, os participantes vão ter a oportunidade de pedalar, conhecer a região e contribuir para a sustentabilidade.

Actividades para Crianças: Na Erra, a gincana de bicicletas e o workshop “Kid’s in Bike” proporcionam aos mais novos uma introdução segura e divertida ao mundo do ciclismo.

Trilhos do Ribatejo: Pedale ao lado de influenciadores, agentes de turismo e munícipes. Uma oportunidade única para explorar a natureza e as tradições ribatejanas.

Desafio Verde: Junte-se a uma acção de promoção da preservação ambiental, incentivando a recolha de resíduos ao longo dos percursos.

Descubra a Zona Ribeirinha: A visita a Arripiado oferece uma perspectiva única sobre o património ribeirinho da Chamusca.

Este evento é uma celebração do Ribatejo e do estilo de vida outdoor. Junta-te a nós para viver o Ribatejo de uma forma activa e sustentável!

PROGRAMA

Dia 15 de Novembro, Coruche

10h00 – 11h00: Boas-Vindas – Activar Ribatejo. Local: Porta de Entrada do Centro de Cycling de Coruche-Erra.

09h30 – 12h30: Actividade com crianças da região, na Erra: Sessão fotográfica com atletas; Gincana de bicicletas; “workshop” kid’s in bike (regras de segurança).

Dia 16 de Novembro, Chamusca

9h00 – 15h00: Trilhos do Ribatejo — Passeio com: Influencers; Agentes de animação turística da região; Comunidade local. Aberto a participação nacional. Local: Porta de Entrada do Centro de Cycling de Arripiado – Chamusca. Sustentabilidade, Desafio Verde, Recolha de resíduos.

16h00 – 17h00: Passeio de barco pela Zona Ribeirinha do Arripiado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Assembleia Municipal de Santarém recomenda criação de um Fundo Social de Emergência

Os deputados da Assembleia Municipal (AM) de Santarém consideram que a autarquia…

Feira da Moita do Ribatejo

A empresa Tauroleve, de Ricardo Levesinho, já divulgou os cartéis oficiais da…
Foto de arquivo

Circulação normalizada na A23, entre Atalaia e Constância, após três meses de obras

A circulação em duas vias entre o nó da Atalaia e o…
Foto Ilustrativa

Aeroporto: Galamba reuniu com Comissão Técnica e diz aguardar serenamente relatório final

O ministro das Infraestruturas disse hoje que se reuniu, sexta-feira passada, com…