A 5 e 6 de Agosto a pista do Sorraia é palco do mundial de juniores de pesca desportiva em água doce, que reúne em competição por títulos individuais e colectivos as selecções de sub-15, sub-20 e sub25 de 12 países, num total de 31 equipas distribuídas pelos três escalões.

O sorteio dos números de box e o primeiro treino ocorrem logo a 1 de Agosto, de acordo com a grelha de treinos oficial da FIPSed. A cerimónia de abertura e a apresentação das equipas acontece a 3 de Agosto no Parque do Sorraia. A 6 de Agosto, também no Parque do Sorraia, realiza-se a cerimónia de entrega de prémios. 

Segundo Carlos Baptista, presidente da Federação Portuguesa de Pesca Desportiva (FPPD), o rio Sorraia foi o escolhido para a competição por ser «um cenário de rara beleza no Ribatejo», ideal para acolher “o maior acontecimento mundial das referidas categorias e modalidade em 2023”.

Alemanha, Croácia, Espanha, Hungria, Inglaterra, Itália, Países Baixos, Polónia, Portugal, República Checa, França e Irlanda são as nações representadas nestes campeonatos do mundo de jovens em água doce, sendo que as comitivas de Países Baixos e Irlanda não apresentam selecções do escalão de juvenis (sub-15). O programa inicia-se a 1 de Agosto com o sorteio das boxes no Pavilhão Multiusos, a que se segue o primeiro treino de preparação. 

O dia 2 de Agosto está também reservado para treinos, que decorrem das 10 às 18 horas. A 3 de Agosto o treino será mais breve, entre a recepção oficial das equipas, às 10 horas, e o desfile e cerimónia de abertura, às 18 horas, no Parque do Sorraia, onde todas as comitivas marcam presença para se fazerem ouvir os hinos nacionais.

Os capitães das 12 selecções reúnem-se pelas 16 horas de sexta-feira, 4 de Agosto, no Pavilhão Multiusos, logo após o treino oficial que antecede os dois dias de competição. Às oito horas de dia 5 de Agosto é dado o primeiro sinal para o início da prova e, às 16 horas, são publicados os resultados do dia, a que se segue nova reunião de capitães no Multiusos. No domingo, dia 6 de Agosto e último dia de competição, o sorteio de pesqueiros realiza-se às 6h30. A prova é reiniciada às oito horas e a publicação de resultados acontece novamente às 16 horas, antecedendo o momento alto da cerimónia de entrega de prémios, às 19 horas, e o jantar de encerramento no Multiusos, às 20 horas.

De acordo com Carlos Baptista, presidente da FPPD, o rio Sorraia foi o escolhido para a competição por se tratar de uma «referência» no plano da pesca desportiva, elogiando a vila de Coruche como anfitriã de provas internacionais da modalidade.

Carlos Baptista considera a zona ribeirinha de Coruche “um cenário de rara beleza no Ribatejo”, ideal para acolher “o maior acontecimento mundial das referidas categorias e modalidade em 2023”, e reitera desejos de “uma semana memorável”, graças “à dedicação, ao empenho e à paixão da FPPD, da Câmara Municipal de Coruche de todos os amantes da pesca desportiva em água doce envolvidos na organização”.

O rio Sorraia é habitat de variadas espécies, nomeadamente barbos, bogas, carpas, abletes, tainhas e pimpões, tendo-se desenvolvido em toda a zona a pesca desportiva de rio. A riqueza piscícola afirma Coruche como local privilegiado para a prática da pesca desportiva, sendo considerada uma das melhores pistas naturais do mundo. 

Recorde-se que Coruche acolheu, entre 20 e 26 de Junho de 2022, o 26.º Campeonato da Europa de Pesca Desportiva em Água Doce, que reuniu as selecções de 11 países na pista do rio Sorraia, terminando com a vitória colectiva da selecção de Inglaterra, mas com dois portugueses no pódio individual. Pedro Bessa sagrou-se campeão europeu, secundado pelo vice-campeão António Marques, e a selecção lusa arrecadou a prata.

Composições das selecções que representam Portugal no Campeonato do Mundo U15, U20 e U25, a realizar no rio Sorraia, em Coruche, a 5 e 6 de Agosto de 2023:

U25: Ivo Figueira; Pedro Marques; João Pereira; Miguel Encarnado; Miguel Rodrigues. Seleccionador e Capitão: José Duarte.

U20: Tomás Cunha; Afonso Fernandes; Francisco Matos; Pedro Fernandes; Ricardo Costa. Capitão: Pedro Vilelas.

U15: João Pinheiro; Simão Ramos; Isaac Bessa; João Fernandes; Gonçalo Palma. Capitão: Luís Abaladas.

Managers: Bruno António Santos Valente e Miguel Eusébio.

Leia também...

Mário Ruas já não é treinador da União de Santarém

Mário Ruas está de saída da União de Santarém. O técnico que levou a equipa a vencer o Campeonato Distrital e a Taça do…

Mais de 150 atletas participam no Grande Prémio Templário do Almourol

Mais de 150 atletas, oriundos de vários pontos do país, participaram no Grande Prémio Templário Almourol em atletismo, que se disputou no dia 29…

União de Santarém sobe à Liga 3

A União Desportiva de Santarém Sad apurou-se esta tarde para a Liga 3 ao empatar sem golos em Alverca do Ribatejo. A igualdade nesta…

Leangel Linarez honrou quem nele confiou ao estrear-se a vencer na Volta

Um ‘empurrão’ de Pedro Silva ‘ajudou’ hoje Leangel Linarez a estrear-se a ganhar na Volta a Portugal, com o ciclista venezuelano a honrar a…