No próximo sábado, dia 8 de março, às 10h30, a Galeria do Mercado Municipal de Coruche abre as portas da exposição “Rios de Portugal: Sorraia”, uma celebração artística e educativa que permanecerá até 27 de abril de 2025. Idealizada pelo artista multidisciplinar Hugo Pedras, a mostra convida os visitantes a redescobrir o rio Sorraia e a sua relação com o território, a história e a comunidade. Combinando vídeo, ilustração digital e pintura plástica, a exposição explora a fauna, a flora e a vivência humana junto às margens do Sorraia, num convite a refletir sobre a riqueza natural e cultural do concelho de Coruche. Também em destaque, a exibição do documentário “Sorraia – No Âmago de um Vale”, realizado por Ana Pé-Curto e o próprio Hugo Pedras, que reúne relatos de homens e mulheres coruchenses, perpetuando as memórias e as tradições ligadas ao rio.

Organizada pelo projeto Rios de Portugal em parceria com a Câmara Municipal de Coruche, a iniciativa procura sensibilizar o público para a importância da preservação dos cursos de água e do equilíbrio ambiental. De acordo com o artista Hugo Pedras, o objetivo passa também por resgatar o vínculo das pessoas com a natureza e destacar a singularidade do Sorraia, conferindo-lhe vida própria através de uma iconografia que combina beleza e pedagogia.

A exposição de entrada gratuita “Rios de Portugal: Sorraia”, que estará aberta ao público de segunda a domingo, das 9 horas às 12h30 e das 14 horas às 17h30, reúne diversas obras e coleções que interpretam o rio Sorraia sob diferentes prismas. Destaque para as pinturas que evocam as culturas agrícolas locais, as memórias dos avieiros e o impacto das pragas de jacintos de água, apresentadas com uma abordagem visual e simbólica.

Entre as obras em exposição, encontram-se homenagens às mãos que trabalham a terra e convivem com o rio desde tempos ancestrais, nomeadamente aos avieiros, cujas comunidades construíram as suas vidas ao longo do Sorraia, mas também olhares sobre as geometrias agrícolas e as dinâmicas do rio, não esquecendo ainda a coleção “Os 10 Gigantes”, que introduz o conceito sobre os maiores rios de Portugal com um toque didático, e a exibição do documentário “Sorraia – No Âmago de um Vale”, realizado por Ana Pé-Curto e Hugo Pedras, que reúne relatos de homens e mulheres coruchenses, perpetuando as memórias e as tradições ligadas ao rio.

Além das obras, uma instalação exterior alerta para a invasão dos jacintos de água, uma das maiores ameaças ao equilíbrio ecológico do Sorraia, convidando à reflexão coletiva sobre a preservação do rio. A instalação é composta por cortinas de feltro em tons de verde que serão dependuradas em torno das estruturas, selando o espaço e retirando visão de quem se encontra no interior, numa analogia à situação em que o Sorraia frequentemente se encontra devido a invasões de jacintos.

A relevância desta reflexão artística encontra paralelo na iniciativa municipal de erradicação e controlo de espécies invasoras do Sorraia, recentemente lançada pela Câmara de Coruche. O projeto pioneiro visa a aquisição de equipamento especializado para a remoção do jacinto-de-água e da pinheirinha-de-água, promovendo a recuperação ecológica do rio e assegurando a sua sustentabilidade. A complementaridade entre arte e ação ambiental reforça o compromisso do Município com a preservação dos recursos naturais e a sensibilização da comunidade para a importância da conservação da biodiversidade.

Leia também...

Mais de 60 concelhos em perigo máximo de incêndio

Mais de 60 concelhos estão hoje em perigo máximo de incêndio devido ao tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera…

Paladin é finalista dos Prémios Gulfood 2024

A marca ribatejana está entre os quatro finalistas na categoria “Melhor Design de Embalagem” com o seu Molho Wok, que integra a gama Molhos…

Faleceu Bertino Coelho Martins – O Maestro que soube conduzir as várias partituras da vida

Bertino Coelho Martins faleceu esta madrugada na unidade UCCI da Santa Casa da Misericórdia de Coruche onde se encontrava. Completaria, amanhã, 98 anos de…

GNR apreende 295 quilos de pinhas

A GNR apreendeu, em Coruche, 295 quilos de pinhas mansas e identificou três homens entre os 17 e 31 anos, suspeitos do furto desta…