A Câmara Municipal de Coruche, foi considerada, esta terça-feira, a autarquia portuguesa do Distrito de Santarém, com maior eficiência financeira, ocupando o primeiro lugar no conjunto de todos os Municípios do Distrito de Santarém, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, publicado pela Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC).

O ranking que contabiliza a eficiência financeira inclui 11 parâmetros, onde se evidencia o índice de liquidez, o peso do passivo e o índice da dívida.

O ranking que analisa o ano de 2017 obedece a um conjunto de indicadores financeiros, que uma vez ponderados dão origem a três tabelas classificativas, consoante a sua população, mais de 100 mil habitantes, até 100 mil habitantes e menos de 20 mil habitantes.

PUBLICIDADE

No resultado nacional, dentro dos Municípios de Pequena Dimensão, que são a esmagadora maioria das autarquias, Coruche arrecada o 5º Lugar na lista dos 100 municípios melhores classificados, num total de 186 Municípios.

Para Francisco Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Coruche, “a boa gestão financeira da autarquia, evidenciada no Anuário Financeiro, demonstra de forma clara e inequívoca os resultados de eficiência do Município, com uma gestão saudável das contas públicas, o que tem permitido realizar investimento exclusivamente com tesouraria municipal, em obras de grande envergadura como, recentemente, na Ponte de Santa Justa, sem comprometer as gerações futuras. Um resultado financeiro que permite manter os impostos municipais reduzidos , quer para as famílias quer para as empresas, sermos competitivos na região e acima de tudo permite realizar os projectos que temos definidos em sede de orçamento e PPI, continuando a investir nas Freguesias, a apoiar a Educação, a Cultura e aqueles que são mais dependentes em matéria de acção social”.

O Presidente da autarquia de Coruche, destaca ainda o excelente trabalho dos técnicos municipais que em colaboração com o executivo, têm permitido consolidar estes resultados que são extremamente importantes para a execução do plano de investimentos da Câmara.

O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses é, actualmente, uma referência na monitorização da eficiência do uso dos recursos públicos na administração local.

PUBLICIDADE
Leia também...

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Morreu Asdrúbal, figura de Santarém

Asdrúbal, figura icónica e popular de Santarém, faleceu na madrugada deste domingo,…

Condutor não respeita ordem de paragem e foge durante 25 km à GNR

Um homem de 31 anos foi detido e aguarda julgamento em prisão…

GNR detém dono de café por violação do confinamento

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve, no sábado, o dono de um…