No âmbito da programação da Feira Nacional do Cavalo, na Golegã, foi homenageada a Coudelaria Veiga, com sede na Quinta da Broa, Azinhaga do Ribatejo, fundada há 220 anos por Rafael José da Cunha, o denominado Príncipe dos Lavradores Portugueses.

De entre os mais célebres reprodutores da sua coudelaria contam-se dois garanhões de sangue Alter, oferecidos àquele famoso lavrador pelos Reis D. Fernando II e mais tarde, por seu filho D. Pedro V quando visitaram a Quinta da Broa.

Todas as gerações desta ilustre família têm sabido manter e elevar o prestígio alcançado por esta importante coudelaria, que é considerada uma das mais importantes entre os criadores de cavalo Puro-Sangue Lusitano, sendo que o actual proprietário, Eng.º Manuel de Castro Tavares Veiga, é uma verdadeira referência entre os criadores do cavalo lusitano e os ganadeiros de toiros de lide, para além do valioso contributo sempre prestado na valorização e na dignificação da Feira Nacional do Cavalo, cuja organização integra desde há muitos anos.

Curiosamente, ou talvez não, a prestigiada Ganadaria Veiga estreou-se em 1837 na Praça do Campo de Santana, em Lisboa, sendo da sua divisa o primeiro toiro português lidado em Madrid, corria o ano de 1854. A ganadaria passou por diversos processos de partilha, quase se extinguindo, não obstante ainda se mantém na actualidade, pastando na charneca, na Herdade de Talasnas, a pouco mais de 30 Km da Quinta da Broa, e tendo conquistado alguns troféus na passada temporada.

Leia também...

“Cuqui” – Gesto de Torería coroado com Triunfo

O gesto arrojado de “Cuqui” ao encerrar- se na Praça “Daniel do Nascimento” para lidar seis toiros da ganadaria Palha, calou fundo no sentimento…

Grupo Académico já está na Chéquia

Já está na República Checa, ou Chéquia, como agora também se designa este país da Europa Central, o Grupo Académico de Danças Ribatejanas, de…

Grupo Académico regressou feliz a Santarém

Exactamente no dia em que se assinalava o 65.º aniversário sobre a primeira actuação além-fronteiras (Vitória, 12 de Agosto de 1958), o Grupo Académico…

“Festa Brava” divulgou Triunfadores

A Tertúlia “Festa Brava”, sediada em Azambuja, anunciou na Golegã os triunfadores da temporada 2023, a nível nacional, estando prevista a entrega dos respectivos…