O Serviço de Patologia Clínica do Centro Hospitalar do Médio Tejo vai efectuar um estudo à imunidade celular complementando o estudo que está já efectuar junto dos profissionais de saúde vacinados contra o SARS-CoV-2.

“Pretendemos testar os profissionais que assim o consentirem, verificando se existe relação entre a imunidade humoral e a imunidade celular, quer em resposta à vacinação quer à infecção, e qual a sua durabilidade ao longo do tempo”, afirma Carlos Cortes, director do Serviço de Patologia Clinica do CHMT, explicando que esta nova capacidade de teste “permite monitorar eficazmente a imunidade dos profissionais do CHMT contra a COVID-19”.

Depois de ter sido um dos serviços pioneiros no país a ter a capacidade para a detecção das variantes do SARS-CoV-2 do Reino Unido, Africa do Sul e Brasil-Manau, o Serviço de Patologia Clínica do CHMT inicia o teste​ também a imunidade celular, através da determinação da produção de Interferão-Gamma específico para o SARS-CoV-2.

Estudos recentes sugerem que a imunidade celular está presente e se mantém de forma duradoura ao longo do tempo, independentemente do nível baixo ou negativo dos Anticorpos IgG. Estes valores indicam uma protecção contra a Covid-19 a longo prazo, através de linfócitos T de memória, capazes de reconhecer e responder de forma eficaz quando em contacto de novo com o SARS-CoV-2.

O Serviço de Patologia Clínica do CHMT demonstra, assim, continuar na vanguarda do combate ao SARS-CoV-2, ao alocar recursos humanos e inovação tecnológica iniciando  “este estudo pioneiro em Portugal e dos poucos que temos conhecimentos a nível internacional”, refere Carlos Cortes.

Leia também...

Hospital de Santarém cria Núcleo de Enfermeiros de Reabilitação

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) recebeu a primeira reunião de enfermeiros especialistas em enfermagem de reabilitação (EEER), no passado dia 21 de Janeiro,…

Hospital Distrital de Santarém com 47 vagas para novos médicos

De acordo com as novas medidas de recrutamento e fixação dos médicos que concluíram com aproveitamento a formação especializada na época normal de 2023,…

Unidade Local de Saúde da Lezíria acolhe novos enfermeiros

A Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS da Lezíria) acolheu hoje, dia 16 de setembro, mais 14 novos enfermeiros que irão desempenhar funções…

Almeirim cria serviço de apoio emocional para enfrentar confinamento

O concelho de Almeirim disponibiliza à população um serviço de atendimento telefónico para apoio emocional no âmbito do confinamento imposto pela pandemia da covid-19.…