A CPCJ de Alpiarça inaugurou nas suas instalações, no dia 26 de Abril, o Cantinho da Criança. O mês de Abril é o mês da prevenção dos maus-tratos a crianças e jovens, tendo sido, por esse motivo, o momento mais adequado para a inauguração deste espaço.

“O principal objectivo é ouvir o depoimento de crianças e jovens que estejam a viver algum problema ou a correr algum perigo e que pretendam partilhar”, explicou ao Correio do Ribatejo Rui Coelho, presidente da CPCJ de Alpiarça.

“As situações são, muitas vezes, traumáticas e importa que eles se sintam muito bem e em segurança para que consigam verbalizar os seus problemas, os seus medos e os seus anseios. E este espaço é, de facto, um espaço privilegiado”, acrescenta.

A cerimónia contou a com a presença de Rosário Farmhouse, presidente da Comissão Nacional das CPCJ, bem como de outras individualidades representativas da Câmara Municipal de Alpiarça, do Agrupamento de Escolas de José Relvas e da comunidade alpiarcense.

A aluna Madalena Moreira e a artista Sofia Camacho decoraram o Cantinho da Criança com mestria. Os alunos Tiago Branco e Guilherme Brazileiro fizeram uma apresentação dramatizada do espaço.

A CPCJ de Alpiarça é uma entidade com competência em matéria de infância e juventude e está presente para ajudar a cuidar da vida das crianças e jovens e do seu bem-estar, juntamente com todos os outros parceiros institucionais.

“É preciso uma comunidade inteira para proteger as suas crianças. A aposta é claramente na prevenção do perigo e na promoção dos direitos dos mais jovens. Eles são sujeitos de direitos que devem ser respeitados, a bem do futuro da sociedade”, conclui Rui Coelho.

Leia também...

Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes assinala 14º aniversário do actual edificio

De 25 a 27 de Novembro, a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes assinala 14 anos desde a inauguração do actual edifício, localizado na margem…

Programação completa da Conferencia de Apresentação do Novo Aeroporto em Santarém

António Saraiva culmina presidência da CIP com encerramento dos trabalhos, que incluem assinatura de acordo de cooperação intermunicipal. Já é conhecido o programa da…

Mais de mil jovens já pernoitaram na Aldeia montada pelo Santuário de Fátima

 A Aldeia Jovem, espaço criado pelo Santuário de Fátima para acolher peregrinos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de passagem pela Cova da Iria,…

MP reconhece “vicissitudes” em investigação de alegada associação criminosa mas mantém “convicção” de culpa

O Ministério Público reconheceu hoje “vicissitudes” na investigação que levou à acusação de 16 pessoas e quatro empresas por alegada burla e associação criminosa,…