A CPCJ de Alpiarça inaugurou nas suas instalações, no dia 26 de Abril, o Cantinho da Criança. O mês de Abril é o mês da prevenção dos maus-tratos a crianças e jovens, tendo sido, por esse motivo, o momento mais adequado para a inauguração deste espaço.
“O principal objectivo é ouvir o depoimento de crianças e jovens que estejam a viver algum problema ou a correr algum perigo e que pretendam partilhar”, explicou ao Correio do Ribatejo Rui Coelho, presidente da CPCJ de Alpiarça.
“As situações são, muitas vezes, traumáticas e importa que eles se sintam muito bem e em segurança para que consigam verbalizar os seus problemas, os seus medos e os seus anseios. E este espaço é, de facto, um espaço privilegiado”, acrescenta.
A cerimónia contou a com a presença de Rosário Farmhouse, presidente da Comissão Nacional das CPCJ, bem como de outras individualidades representativas da Câmara Municipal de Alpiarça, do Agrupamento de Escolas de José Relvas e da comunidade alpiarcense.
A aluna Madalena Moreira e a artista Sofia Camacho decoraram o Cantinho da Criança com mestria. Os alunos Tiago Branco e Guilherme Brazileiro fizeram uma apresentação dramatizada do espaço.
A CPCJ de Alpiarça é uma entidade com competência em matéria de infância e juventude e está presente para ajudar a cuidar da vida das crianças e jovens e do seu bem-estar, juntamente com todos os outros parceiros institucionais.
“É preciso uma comunidade inteira para proteger as suas crianças. A aposta é claramente na prevenção do perigo e na promoção dos direitos dos mais jovens. Eles são sujeitos de direitos que devem ser respeitados, a bem do futuro da sociedade”, conclui Rui Coelho.