Santarém, Guarda, e Bragança são os três distritos mais seguros de Portugal, de acordo com o Barómetro de Segurança da Securitas Direct de 2020, que avalia as zonas do país mais seguras, tendo em conta o número de incidências (disparos reais dos alarmes e intrusões) por distrito registados pela Central Recetora de Alarmes da empresa face ao total de instalações de segurança dos seus mais de 160 mil clientes.

Segundo o mesmo barómetro da empresa, líder na protecção de pessoas e pequenos negócios, a maioria dos assaltos e tentativas de assalto em 2020 ocorreu entre a uma e as quatro da manhã, o que representa cerca de 29,5% das incidências reais durante este período de tempo. A segunda-feira é o dia da semana onde se registam mais incidências deste tipo.

De acordo com o Barómetro, o distrito da Guarda é o mais seguro, com uma taxa de incidência de 0,36%, seguido de Santarém (0,51%) e Bragança (0,52%). A completar o Top 5 estão Évora (0,62%) e Viseu (0,65%).

De acordo com o Barómetro, a nível nacional os pequenos negócios – lojas e restaurantes – registaram cerca de seis em cada 10 tentativas (59%) de roubo ou intrusão, enquanto os escritórios e empresas registaram 29% das incidências e as naves industriais e oficinas apenas 12%.

No segmento dos particulares, as vivendas e moradias representam a esmagadora maioria das incidências com nove em cada 10 casos. Os apartamentos representam apenas 10%.

Segundo o mesmo documento, a maioria dos assaltos ocorre entre a uma e as quatro da manhã. Segunda-feira é o dia da semana em que assaltos e tentativas de assalto ocorrem com mais frequência.

O Barómetro de Segurança é um ranking da Securitas Direct que estabelece um rácio entre o número de disparos de alarmes e intrusões registado pela Central Recetora de Alarmes da empresa e o número de instalações de segurança dos mais de 160 mil clientes da Securitas Direct em todo o país.

Leia também...

Fogo em Ourém com uma frente ativa mobiliza mais de 190 operacionais

O incêndio que deflagrou hoje à tarde na freguesia de Matas e Cercal, em Ourém, tem uma frente ativa e está a mobilizar mais…

Construtores condenados por queda de muro que feriu duas pessoas em Vila Nova da Barquinha

Os responsáveis pela construção de um muro que derrocou em 2012 no Parque Ribeirinho de Vila Nova da Barquinha, ferindo um casal e deixando…

Coisas sobre o Antigo e o Tradicional…

Quando cedemos passo ao senso comum, corremos o precipitado risco de elaborar em erro. Não é que, tantas vezes, aquilo que constatamos através do…

António Telles a recuperar favoravelmente de grave colhida

A evolução clínica do cavaleiro António Ribeiro Telles está a decorrer conforme previsto, não se registando quaisquer indicações desfavoráveis, porém, tem de ocorrer sem…