O crematório do Entroncamento, um investimento de 700 mil euros, vai ser inaugurado na próxima segunda-feira, 27 de Julho, sendo a primeira estrutura do género na região do Médio Tejo e uma das três no distrito de Santarém.

O presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, Jorge Faria, disse à Lusa que o crematório, concessionado por 30 anos a um privado, em modelo de concepção, construção e exploração, vem responder a uma procura crescente por este tipo de resposta.

O crematório do Entroncamento vem juntar-se ao que foi inaugurado no início de Junho em Almeirim, o único de gestão municipal, e ao que tem abertura prevista para Setembro em Santarém, sendo os outros mais próximos os que se situam em Leiria e em Castelo Branco.

Jorge Faria afirmou que a opção pela cremação tem vindo a crescer em Portugal, muito fruto da alteração da posição da igreja católica e de mentalidades, sublinhando que, ainda assim, numa percentagem “bastante inferior” à que se regista noutros países europeus.

A área de implantação do crematório do Entroncamento é de 1.132 metros quadrados, dos quais 300 metros quadrados correspondem a área construída e os restantes a zonas ajardinadas com fins específicos (Jardim da Memória, Cendrário e Columbário).

Jorge Faria afirmou que, com este equipamento e com o alargamento realizado no cemitério municipal há quatro anos, “não haverá problemas nos próximos 20 a 30 anos”.

Segundo o autarca, o crematório permitirá incinerar as “ossadas perdidas”, resolvendo um problema ambiental que se coloca a nível dos solos.

A Câmara do Entroncamento realizou um primeiro concurso para o crematório em 2014, que na altura ficou deserto, tendo a actual concessão resultado do concurso realizado em 2018, devendo-se o atraso no arranque da obra a dificuldades de financiamento da empresa junto da banca, adiantou.

Leia também...

VÍDEO | Onda de assaltos alarma Centro Histórico de Santarém

Foto: Alexandre Tavares, proprietário de uma das lojas assaltadas. Pelo menos cinco lojas do Centro Histórico de Santarém foram assaltadas esta madrugada. Os autores…

População de Pernes indignada com “ar irrespirável” proveniente de suiniculturas

A população de Pernes está indignada com o “cheiro nauseabundo” que torna o “ar irrespirável” e que se está a sentir na vila já…

Ordem dos Advogados alerta para riscos após caso positivo no Tribunal de Abrantes

A Ordem dos Advogados (OA) anunciou ter tido conhecimento que um funcionário do Ministério Público do Tribunal de Abrantes testou positivo para covid-19, sem…

“Contos de Luz” no IPSantarém

O Instituto Politécnico de Santarém aderiu aos Contos de Luz – iniciativa mundial que une famílias e amigos em todo o Mundo, convidando-os a…