A criação de empresas no distrito de Santarém voltou a crescer pelo segundo mês consecutivo, ao apresentar apresentar números de criação de empresas similares aos de 2019.

O empreendedorismo está de volta ao distrito de Santarém, após o período de confinamento fruto da pandemia Covid-19 que abalou seriamente a criação de empresas no distrito de Santarém.

O abalo foi sentido especialmente nos meses de Março, Abril e Maio, e verifica-se, em Julho, uma tendência de recuperação – já sentida em Junho de 2020 – no que à criação de empresas no distrito de Santarém diz respeito.

O mês de Julho apresenta já valores de criação de empresas semelhantes aos do mesmo período de 2019: o mês passado foram criadas, no distrito, 91 sociedades, apenas menos uma do que em Julho de 2019. A mesma tendência tinha já sido verificada em Junho, com este mês a registar mesmo a criação de mais 5 empresas do que em Junho do ano passado.

Quanto à criação de empresas por concelho, surgem no topo da tabela os concelhos habituais. Ourém foi desta vez o campeão, com a criação de 16 sociedades, seguindo-se Santarém, com a criação de 14 empresas. Em terceiro lugar, classificam-se, empatados, Benavente e Coruche, com a criação de 8 sociedades em cada um dos territórios.

Abrantes e Salvaterra de Magos apresentaram, em Julho, a criação de 7 empresas cada um, seguindo-se Entroncamento e Torres Novas, com a criação de 5 sociedades. Rio Maior contou com a criação de 4 firmas. Tomar, Almeirim e Mação criaram 3 sociedades cada, e Cartaxo e Alpiarça, duas. Alcanena, Constância, Golegã e Vila Nova da Barquinha constituíram, apenas, uma empresa cada. Chamusca, Ferreira do Zêzere e Sardoal não criaram sociedades em Julho de 2020.

Por sectores de actividade, destacam-se o Comércio a retalho (11), a Construção de edifícios (residenciais e não residenciais) (5), Restaurantes tipo tradicional (5), Compra e venda de bens imobiliários (5), Comércio de veículos automóveis ligeiros (4), Comércio por grosso não especializado de produtos alimentares (4), Comércio por grosso de materiais de construção (3), Comércio a retalho por correspondência ou via Internet (3), Atividades de angariação imobiliária (3), Outras actividades de consultoria para os negócios e a gestão (3), Exploração florestal (2), Transportes rodoviários de mercadorias (2) Outras actividades de consultoria, científicas, técnicas e similares, n.e. (2) e Actividades de prática médica de clínica especializada, em ambulatório (2).

No mês de Julho de 2020, os homens voltam a ser mais empreendedores. 64 investimentos têm como promotores homens (70%) e 27 novos negócios foram criados por mulheres (30%). A média do capital social das empresas criadas em Julho de 2020 foi de 15 673,09 €.

Leia também...

Desafios futuros e incentivos às empresas em análise em Rio Maior

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, em parceria com o CNIRM – Centro de Negócios e Inovação de Rio Maior e…

Vinhos do Tejo tem o melhor branco e uma mão cheia de tintos de ouro no ‘Concurso de Vinhos CA 2020’

A Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) é a região que tem o melhor vinho branco do ‘Concurso de Vinhos CA 2020’. A…

Previsões agrícolas apontam para “diminuição generalizada” dos cereais

As previsões agrícolas apontam para uma “diminuição generalizada nos rendimentos unitários dos cereais de Outono/Inverno em resultado das elevadas temperaturas e escassa precipitação de…

Empresa de Santarém garante soluções para a conservação das vacinas da Covid-19

A empresa Olitrem – Indústria de Refrigeração SA, especializada em soluções de refrigeração com sede em Tremês, concelho de Santarém, garante estar preparada para…