A criação de empresas no distrito de Santarém voltou a crescer pelo segundo mês consecutivo, ao apresentar apresentar números de criação de empresas similares aos de 2019.

O empreendedorismo está de volta ao distrito de Santarém, após o período de confinamento fruto da pandemia Covid-19 que abalou seriamente a criação de empresas no distrito de Santarém.

O abalo foi sentido especialmente nos meses de Março, Abril e Maio, e verifica-se, em Julho, uma tendência de recuperação – já sentida em Junho de 2020 – no que à criação de empresas no distrito de Santarém diz respeito.

O mês de Julho apresenta já valores de criação de empresas semelhantes aos do mesmo período de 2019: o mês passado foram criadas, no distrito, 91 sociedades, apenas menos uma do que em Julho de 2019. A mesma tendência tinha já sido verificada em Junho, com este mês a registar mesmo a criação de mais 5 empresas do que em Junho do ano passado.

Quanto à criação de empresas por concelho, surgem no topo da tabela os concelhos habituais. Ourém foi desta vez o campeão, com a criação de 16 sociedades, seguindo-se Santarém, com a criação de 14 empresas. Em terceiro lugar, classificam-se, empatados, Benavente e Coruche, com a criação de 8 sociedades em cada um dos territórios.

Abrantes e Salvaterra de Magos apresentaram, em Julho, a criação de 7 empresas cada um, seguindo-se Entroncamento e Torres Novas, com a criação de 5 sociedades. Rio Maior contou com a criação de 4 firmas. Tomar, Almeirim e Mação criaram 3 sociedades cada, e Cartaxo e Alpiarça, duas. Alcanena, Constância, Golegã e Vila Nova da Barquinha constituíram, apenas, uma empresa cada. Chamusca, Ferreira do Zêzere e Sardoal não criaram sociedades em Julho de 2020.

Por sectores de actividade, destacam-se o Comércio a retalho (11), a Construção de edifícios (residenciais e não residenciais) (5), Restaurantes tipo tradicional (5), Compra e venda de bens imobiliários (5), Comércio de veículos automóveis ligeiros (4), Comércio por grosso não especializado de produtos alimentares (4), Comércio por grosso de materiais de construção (3), Comércio a retalho por correspondência ou via Internet (3), Atividades de angariação imobiliária (3), Outras actividades de consultoria para os negócios e a gestão (3), Exploração florestal (2), Transportes rodoviários de mercadorias (2) Outras actividades de consultoria, científicas, técnicas e similares, n.e. (2) e Actividades de prática médica de clínica especializada, em ambulatório (2).

No mês de Julho de 2020, os homens voltam a ser mais empreendedores. 64 investimentos têm como promotores homens (70%) e 27 novos negócios foram criados por mulheres (30%). A média do capital social das empresas criadas em Julho de 2020 foi de 15 673,09 €.

Leia também...

Empresários da Polónia querem importar pedra do Ribatejo

Um dos principais sectores de actividade da região do Ribatejo – a pedra, com importantes núcleos em Alcanede e Fátima – vai estar em…

Câmara de Santarém lança hasta pública para concessão das Cafetarias do Jardim da República e de Vale de Estacas

A Câmara de Santarém vai realizar uma hasta pública, no dia 13 de Junho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, às 09h30, com…

Manuel Picado homenageado pela Agro Ribatejo por 50 anos de casa

Manuel da Silva Picado, colaborador da Agro Ribatejo, sediada em Santarém, foi homenageado no passado dia 11 de Novembro pelos sócios-gerentes e restantes colaboradores…

Fernão Pires: vinhos da casta rainha do Tejo para o Dia da Mãe

O Dia da Mãe está mesmo a chegar: celebra-se no próximo domingo, dia 2 de Maio. Se no Dia do Pai, as escolhas de…