O mês de Maio voltou a crescer no número de novas empresas criadas no distrito de Santarém, segundo os dados da Nersant – Associação Empresarial da Região de Santarém. No total foram constituídas mais 62 novas sociedades, contrariando a queda abrupta do mês de Abril onde a foram criadas apenas 26 novas empresas.
Esta quase triplicação do número de novas empresas demonstra uma recuperação do dinamismo da região. Ainda assim, o número de novas empresas fica aquém do anterior mês de Março em que tinham sido constituídas 79 sociedades no distrito de Santarém, e muito inferior ao do passado mês de Fevereiro, em que foram constituídas 109 sociedades e ao de Janeiro em que foram criadas 160 empresas.
Em comparação com Maio de 2019, mês em que foram criadas 102 novas empresas no distrito, e Maio de 2018, em que se registaram 95 novas sociedades, também se verifica uma quebra no número de novos negócios.
Santarém, com 10 novas empresas, foi o concelho com maior número de sociedades constituídas, seguido de Ourém com 7, Tomar, Benavente e Abrantes com 6 novas empresas cada. Seguem-se Almeirim e Alpiarça com 5 novas empresas cada um. Cartaxo e Coruche tiveram 3 novas sociedades, Torres Novas, Salvaterra de Magos, Rio Maior e Ferreira do Zêzere registaram 2 novas empresas cada, e Sardoal, Entroncamento e Alcanena 1 nova sociedade cada.
No que respeita a sectores de actividade, distinguem-se o comércio por grosso com 5 empresas, seguindo-se com 4 novas sociedades cada os sectores dos restaurantes, a compra e venda de bens imobiliários, a mediação imobiliária e as actividades de arquitectura. A área da construção de edifícios tem 3 novas empresas e o comércio a retalho por correspondência ou via internet regista outra 3 novas sociedades.
O total do capital social das empresas constituídas atingiu o montante de 298.748€, o que dá uma média de 4.818€/empresa.
De registar ainda que a maioria dos gerentes das novas empresas continuam a ser homens (64,5%), sendo apenas 22 as mulheres à frente das 62 novas empresas criadas (35,5%).