Foto ilustrativa

O distrito de Santarém continua a ser um dos mais seguros do país: a criminalidade geral e a violenta a grave diminuíram no último ano. Os dados surgem no Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) de 2018, apresentado recentemente e ao qual o Correio do Ribatejo teve acesso.

De acordo com o documento, elaborado pelo gabinete do secretário-geral do Sistema de Segurança Interna, em 2018 foram registadas, no distrito de Santarém, um total de 12.151 participações na área da criminalidade geral, o que representa uma diminuição de 5,8 por cento face ao ano anterior.

Entre os crimes mais comuns estão a ofensa à integridade física simples (835 participações), o furto em residência com arrombamento, escalamento ou chaves falsas (753 participações) e danos materiais simples (748 ocorrências). O concelho com mais participações foi o de Santarém (1.780), logo seguido de Tomar (1.180) e Benavente (1.165). Abaixo das 100 participações em 2018 ficaram os concelhos de Constância (88) e Golegã (83).

Estes números fazem de Santarém um dos distritos onde a criminalidade geral mais baixou percentualmente no último ano, acompanhando a tendência nacional, que aponta para uma “significativa diminuição”, sobretudo no que respeita aos crimes de incêndio e fogo posto, contrafacção e falsificação de moeda e da passagem de moeda falsa, condução de veículo com taxa de álcool superior ao permitido por lei, roubos por esticão e na via pública sem ser por esticão. No que diz respeito à criminalidade violenta e grave, o distrito de Santarém registou um total de 312 participações em 2018, menos 11,6 por cento do que no ano transacto.

Leia também...

Antigos clientes da ex-Cabovisão confirmam em tribunal dificuldades na rescisão de contratos

Antigos clientes da ex-Cabovisão, atual Nowo, relataram hoje ao Tribunal da Concorrência, em Santarém, as dificuldades nas rescisões de contratos com a empresa, no…

SL Cartaxo cai na pré-eliminatória da Taça do Ribatejo. Oitavos-de-final jogam-se a 19 de Janeiro

A pré-eliminatória da Taça do Ribatejo jogou-se no passado domingo 29 de Dezembro e ficaram já definidos os adversários para a próxima fase da…

Conselho de Estado autoriza primeiro-ministro a depor por escrito no caso de Tancos

O Conselho de Estado decidiu autorizar o primeiro-ministro, António Costa, a depor por escrito na qualidade de testemunha no processo de Tancos, depois de…

Plano de requalificação e recuperação da rede viária em marcha no concelho de Rio Maior

A Câmara Municipal de Rio Maior está a executar o plano plurianual de requalificação e recuperação da rede viária do concelho, cujas intervenções estão…