Apesar de estarem agendadas para breve obras de requalificação da praça de toiros de Alcácer do Sal, a empresa Ovação e Palmas, de Luís Miguel Pombeiro, promove ali duas corridas de toiros na presente temporada. A primeira será a 25 de Junho, por ocasião da Feira Pimel, comemorando os 100 anos da alternativa de Mestre João Branco Núncio, e a segunda a 1 de Outubro. João Branco Núncio estreou-se com apenas 13 anos de idade na antiga praça de Évora e tomou a alternativa no Campo Pequeno a 27 de Maio de 1923, tendo sido apadrinhado por António Luís Lopes. Com Simão da Veiga formou uma das mais célebres parelhas de cavaleiros competidores. Em toda a sua brilhante carreira, em que actuou em mais de 1.000 corridas, Mestre João Núncio lidou mais de 2.000 toiros e montou cerca de 60 cavalos. Foi ainda o primeiro cavaleiro português a actuar em Espanha e em França estoqueando toiros a cavalo.
Estão anunciados imponentes toiros da ganadaria de Herdeiros de António Lampreia para a tradicional corrida de 28 de Maio na praça “Dr. Ortigão Costa”, na Azambuja, por ocasião da bicentenária Feira de Maio. “Um curro sério que não facilita o labor dos cavaleiros e dos forcados, a prometer uma tarde de emoção das que o aficionado gosta”, como refere a empresa Ovação e Palmas. Para lidar os toiros de Lampreia vão estar em praça os cavaleiros Ana Batista, João Moura Caetano, Marcos Bastinhas, Andrés Romero, Duarte Pinto e “Parreirita Cigano”. As pegas estão confiadas aos Grupos de Forcados Amadores do Ribatejo, de Azambuja e de Arruda dos Vinhos, que disputam o prémio para melhor pega da tarde.
Depois do sucesso do Dia do Forcado, a Arena D’Évora abre novamente as suas portas a 21 de Maio, pelas 17 horas, para acolher o mais antigo e prestigiado Concurso de Ganadarias. Disputam os prémios de Bravura e de Apresentação os toiros de Branco Núncio, Murteira Grave, Passanha, Santa Maria, Romão Tenório e Calejo Pires.
Em praça estarão os cavaleiros João Moura Júnior, Francisco Palha e Luís Rouxinol Júnior, uma terna composta por três jovens cavaleiros com provas dadas. Pegam os Grupos de Forcados Amadores de Santarém e Évora, capitaneados respectivamente por João Grave e João Pedro Oliveira, dois forcados que se despedem das arenas este ano.
Terminou no passado domingo, dia 16 de Abril, na Monumental da Ilha Terceira (Angra do Heroísmo) o habitual Ciclo de Tentas Comentadas. No dia anterior, na Sede da Tertúlia Tauromáquica Terceirense realizou-se um interessante colóquio taurino subordinado ao tema “Conversa com Maiorais”, que contou com as presenças de Francisco Honrado, da ganadaria Vinhas, e de Vítor Cabaço, da ganadaria Calejo Pires.
A Tertúlia Terceirense aproveitou o momento para homenagear o bandarilheiro terceirense João Pedro Silva “Açoriano” pela celebração dos 15 anos de alternativa e também “por tudo o que tem feito pela tauromaquia terceirense além-fronteiras”.