Apesar de estarem agendadas para breve obras de requalificação da praça de toiros de Alcácer do Sal, a empresa Ovação e Palmas, de Luís Miguel Pombeiro, promove ali duas corridas de toiros na presente temporada. A primeira será a 25 de Junho, por ocasião da Feira Pimel, comemorando os 100 anos da alternativa de Mestre João Branco Núncio, e a segunda a 1 de Outubro. João Branco Núncio estreou-se com apenas 13 anos de idade na antiga praça de Évora e tomou a alternativa no Campo Pequeno a 27 de Maio de 1923, tendo sido apadrinhado por António Luís Lopes. Com Simão da Veiga formou uma das mais célebres parelhas de cavaleiros competidores. Em toda a sua brilhante carreira, em que actuou em mais de 1.000 corridas, Mestre João Núncio lidou mais de 2.000 toiros e montou cerca de 60 cavalos. Foi ainda o primeiro cavaleiro português a actuar em Espanha e em França estoqueando toiros a cavalo.

Estão anunciados imponentes toiros da ganadaria de Herdeiros de António Lampreia para a tradicional corrida de 28 de Maio na praça “Dr. Ortigão Costa”, na Azambuja, por ocasião da bicentenária Feira de Maio. “Um curro sério que não facilita o labor dos cavaleiros e dos forcados, a prometer uma tarde de emoção das que o aficionado gosta”, como refere a empresa Ovação e Palmas. Para lidar os toiros de Lampreia vão estar em praça os cavaleiros Ana Batista, João Moura Caetano, Marcos Bastinhas, Andrés Romero, Duarte Pinto e “Parreirita Cigano”. As pegas estão confiadas aos Grupos de Forcados Amadores do Ribatejo, de Azambuja e de Arruda dos Vinhos, que disputam o prémio para melhor pega da tarde.

Depois do sucesso do Dia do Forcado, a Arena D’Évora abre novamente as suas portas a 21 de Maio, pelas 17 horas, para acolher o mais antigo e prestigiado Concurso de Ganadarias. Disputam os prémios de Bravura e de Apresentação os toiros de Branco Núncio, Murteira Grave, Passanha, Santa Maria, Romão Tenório e Calejo Pires.

Em praça estarão os cavaleiros João Moura Júnior, Francisco Palha e Luís Rouxinol Júnior, uma terna composta por três jovens cavaleiros com provas dadas. Pegam os Grupos de Forcados Amadores de Santarém e Évora, capitaneados respectivamente por João Grave e João Pedro Oliveira, dois forcados que se despedem das arenas este ano.

Terminou no passado domingo, dia 16 de Abril, na Monumental da Ilha Terceira (Angra do Heroísmo) o habitual Ciclo de Tentas Comentadas. No dia anterior, na Sede da Tertúlia Tauromáquica Terceirense realizou-se um interessante colóquio taurino subordinado ao tema “Conversa com Maiorais”, que contou com as presenças de Francisco Honrado, da ganadaria Vinhas, e de Vítor Cabaço, da ganadaria Calejo Pires.

A Tertúlia Terceirense aproveitou o momento para homenagear o bandarilheiro terceirense João Pedro Silva “Açoriano” pela celebração dos 15 anos de alternativa e também “por tudo o que tem feito pela tauromaquia terceirense além-fronteiras”.

Leia também...
Foto de arquivo

37 monumentos megalíticos estão a ser alvo de classificação em Coruche

O procedimento para classificar como conjunto de interesse nacional mais de dois…
Foto ilustrativa

Moradores de Alcanhões reivindicam contratação de médico de família

A Comissão de utentes dos serviços públicos de Santarém, em conjunto com…

Município de Santarém apoia organização da 10ª edição do “Concurso Vinhos de Portugal” no CNEMA

No âmbito da estratégia de apoio aos produtores scalabitanos, o Executivo Municipal…

Tomar Game Festival dedica três dias ao entretenimento digital

O Tomar Game Festival, evento de cultura ‘gaming’ e entretenimento digital, regressa…