PICTORIN quer “quebrar a monotonia da cidade” através da Arte

Quinze artistas plásticos de seis países participam, de 1 a 10 de Setembro, na segunda edição do PICTORIN – Encontro Internacional de Artistas Plásticos em Santarém. O encontro insere-se na programação “Verão In Str… é um Espanto!”, promovida pelo município de Santarém e desafia artistas plásticos do Brasil, Dinamarca, Rússia, França e Portugal a retratar os “Homens e Mulheres da Cidade”, em trabalhos que serão expostos em dois espaços: o Centro Cultural Regional de Santarém e o W Shopping.

De 1 a 10 de Setembro, “Homens e Mulheres da Cidade” vão servir de inspiração aos 15 artistas plásticos de seis países que participam na 2a edição do PICTORIN – Encontro Internacional de Artistas Plásticos, em Santarém, que resulta de uma parceria entre o Município Escalabitano e os artistas plásticos Fernanda Narciso, Francisco Pereira e Ana da Silva, a actriz Rita Narciso e Cidália Rodrigues, viúva do pintor e escultor Mário Rodrigues.

O encontro foi apresentado no início desta semana, em conferência de imprensa, no edifício do antigo Hotel Abidis, n.o 91, na Rua Serpa Pinto, onde está patente a exposição ‘Contos para te contar’ que junta trabalhos dos artistas plásticos Fernanda Narciso e Mário Rodrigues.

PUBLICIDADE

A conferência de imprensa contou com a presença de Inês Barroso, vereadora da Cultura da autarquia local que destacou a grande relevância do evento para a “nossa cidade”, salientando que “quem vem de fora do país possuirá certamente um olhar diferente sobre Santarém através das suas pinceladas”.

Para a autarca, este encontro servirá para lançar “um novo olhar sobre a cidade”, ao mesmo tempo que serve de “alavanca” para o trabalho dos artistas de Santarém.

“Este projecto orgulha o município por- que potencia a cidade e o seu Centro Histórico”, disse ainda Inês Barroso. Francisco Pereira, da organização, salientou a “grande empatia” que existiu entre os artistas e a população de Santarém na passada edição, acreditando que, este ano, o sucesso da iniciativa vai sair reforçado.

“Este Encontro Internacional de Artistas Plásticos é a concretização de um sonho”, confidenciou. O mesmo sentimento foi partilhado por Fernanda Narciso, também ela responsável pelo projecto: “esta acção não passou despercebida. Andam sempre a perguntar-nos: ‘Então? Este ano, não há artistas?’”, afirmou. Para Fernanda Narciso, este projecto acabou por “cortar a monotonia da cidade”, sendo que é ambição da organização, em eventos futuros, conseguir financiamento para custear as viagens de artistas estrangeiros uma vez que, segundo revelou, alguns não se podem deslocar a Santarém por motivos financeiros.

“Vêm todos ao encontro de si próprios e dos seus colegas e amigos para juntos partilharem o Amor, o Engenho e a Arte que sentem através do que fazem, para que Santarém seja a anfitriã, mais uma vez duma iniciativa que contribui para a paz e para o amor entre povos do mundo inteiro que unidos pela Arte Maior celebram a Vida”, considerou.

A organização do evento assegura alimentação, dormida e materiais para as actividades dos artistas convidados. Aneha Cebactbrhoba (Rússia), Alice Osterbog (Dinamarca); Manuela Chatel (França); Inês Moretti (Brasil), Sasha Alexandra (Aleksandra Tiede) – (Alemanha), António Canavarro (Portugal), António Cordeiro (Portugal), Cremilda Salvador (Portugal), Manuela Galveias (Portugal), João Pereira (Portugal), José Manuel Soares (Portugal), Eva Mendonça (Portugal) e Paulo Serra (Portugal) são os artistas presentes este ano neste evento integrado no projecto municipal Santarém Cultura/ In. Santarém 2019 – Festival de Artes e Cultura.

Participará também o jovem escalabitano Francisco Camilo, na qualidade de artista convidado.

Os 14 artistas plásticos vindos da Alemanha, Brasil, Dinamarca, França, Rússia e de Portugal vão ser desafiados a ver e a pintar “Homens e Mulheres da Cidade”, em trabalhos que serão depois expostos, a partir do dia 7 de Setembro, em dois espaços da cidade: no W Shopping, inaugurada às 16h30 e, no Centro Cultural Regional de Santarém, com abertura a partir das 18h00.

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS