O bispo de Santarém elogiou a “coragem e generosidade” de muitas pessoas na resposta à pandemia de Covid-19, apontando vários desafios para a Igreja e a sociedade em 2022.

“A pandemia revelou a coragem e generosidade de muitas pessoas que, no sector social agiram de forma muito eficiente”, referiu D. José Traquina na homilia da Missa a que presidiu, este sábado, dia 01, na solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus.

O responsável católico saudou os profissionais das instituições públicas de saúde, Misericórdias, Centros Sociais Paroquiais e outras IPSS, Cáritas e grupos sociocaritativos.

O bispo de Santarém adiantou ainda que a Cáritas de Santarém “assumiu a responsabilidade de conhecer melhor a realidade dos estrangeiros migrantes que residem e trabalham na área da diocese”.

“As migrações são um dos problemas do nosso tempo, a nível global, que não se resolve com discursos odiosos e visões redutoras da humanidade e seus problemas. O que devemos é rejeitar o tráfico humano e a exploração humana e promover a migração legal”, sustentou.

Falando na Catedral de Santarém, D. José Traquina assumiu que o ano de 2021 foi “longo e dramático”, saudando a resposta dos responsáveis autárquicos e na “governação de proximidade”.

“Em todas as situações, o medo não se vence, mas é superado pela prudência, a coragem e o espírito de serviço”, acrescentou.

O bispo de Santarém sublinhou que o novo ano vai ser marcado, a nível das comunidades católicas, pelo “olhar especial sobre a Família, os jovens, o ambiente vocacional e a fase diocesana do Sínodo dos Bispos”.

O responsável assumiu a preocupação perante a redução no número de sacerdotes, pedindo “dedicação e serviço”.

1 comentário

Os comentários estão fechados.

Leia também...

PSP detém três suspeitos de vários furtos em estabelecimentos no distrito de Santarém

A PSP, em colaboração com a GNR, deteve em flagrante delito três homens na madrugada desta quarta-feira, 15 de Dezembro, por serem suspeitos dos…

“As minhas músicas são viagens pelo amor, pela luta interior e exterior do ser humano”

Lázaro, natural de Santarém, é músico, compositor, escritor e produtor, faz música desde os 14 anos e começou a lançar os seus primeiros originais…

Santarém define como prioritário a implementação do Plano de Promoção de Acessibilidade da Cidade

Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS) e João Teixeira Leite, vereador com o pelouro da revitalização e qualificação urbana, reuniram com…

Santarém vai ter a primeira Casa do Benfica 2.0

A Câmara Municipal de Santarém e o Sport Lisboa e Benfica vão assinar uma parceria para a criação da primeira Casa do Benfica 2.0.…