A peça “Dá raiva olhar para trás”, do dramaturgo britânico John Osborne, com encenação do realizador e encenador Frederico Corado, estreia-se hoje, dia 05 de Maio, na Galeria José Tagarro, no Cartaxo, anunciou a produção.

“Dá raiva olhar para trás” tinha estreia prevista para o próximo dia 29, no Centro Cultural do Cartaxo, e a produtora foi obrigada a procurar outro local para a peça, devido ao encerramento do centro, na sequência das inundações de 14 de abril, refere a Área de Serviço – Associação de Criação Artística, em comunicado.

A peça será apresentada na Galeria José Tagarro, pintor natural do Cartaxo (1902-1931), um edifício situado nas traseiras da autarquia local, onde a peça tem sido ensaiada.

No ano em que celebra o 10.º aniversário, a Área de Serviço quis “apostar num dos maiores clássicos do teatro britânico, numa encenação de Frederico Corado com o regresso ao palco do actor Joel Branco”.

Escrita e estreada originalmente em 1956, “Dá Raiva Olhar para Trás” (“Look Back In Anger”, no título original) é, para a Área de Serviço, no seu 10.º aniversário, “um texto essencial e um passo obrigatório”.

Aquele projeto de criação artística salienta que John Osborne “escreveu um dos marcos do teatro inglês ao pôr em palco jovens ingleses que não tinham participado na Segunda Guerra Mundial e onde descobriam que as suas consequências não eram promissoras”.

A peça conta a história de um triângulo amoroso, mas “é também um retrato desolado da vida das classes trabalhadoras inglesas no fim os anos 50, e um olhar crítico sobre o sistema de classes”.

A encenação de Frederico Corado conta com as interpretações, além de Joel Branco, de Vânia Calado, João Vitor, Inês Custódio e Gabriel Silva.

Além da estreia, “Dá raiva olhar para trás” terá mais seis récitas, nos dias 05, 07, 13, 14, 15 e 27 de maio, sempre às 21:30.

Leia também...

Homem nos Cuidados Intensivos após mordedura de víbora cornuda em Constância

Um homem de 60 anos foi hoje internado na unidade de cuidados intensivos do Hospital de Abrantes em estado grave, mas estável, depois de…

Concelho de Ourém com “devastação completa” – presidente da Câmara

O concelho de Ourém regista uma “devastação completa” e tem 15 escolas afetadas devido ao mau tempo, declarou hoje à agência Lusa o presidente…

Azambuja prolonga isenções de rendas e de taxas municipais

A Câmara Municipal de Azambuja aprovou hoje o prolongamento até ao final do ano de medidas de apoio no âmbito da pandemia da covid-19,…

Nova vereadora do Chega em Santarém critica ausência de plano estratégico para a cidade

A militante do Chega Manuela Estêvão assumiu na segunda-feira o cargo de vereadora na Câmara Municipal de Santarém, em substituição de Pedro Frazão, criticando…