A Tecfresh’18 – Feira Tecnológica para Frutas e Hortícolas, evento que decorre no Centro Nacional de Exposições (CNEMA), em Santarém, de 15 a 17 de Novembro, vai ser palco de um ciclo de conferências e workshops, acções de formação e outros eventos ligados ao sector agrícola, com destaque para a fruticultura e horticultura para que agricultores, profissionais e futuros técnicos possam partilhar experiências e debater o presente e o futuro.
No dia 15 de Novembro, realce para o seminário dedicado ao tema “A agricultura de precisão no sector horto-frutícola: como e porquê”, organizado pela CAP e que conta com a colaboração do ISA – Instituto Superior de Agronomia e da FNOP – Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas.
Mais do que explicar em que é que consiste a agricultura de precisão, pretende-se dar pistas para a sua adopção, assim como, através de exemplos práticos de agricultores e organizações que a praticam, transmitir as experiências sentidas quando se passa da teoria à prática nas suas mais variadas vertentes, nomeadamente ao nível das vantagens, constrangimentos / limitações e resultados obtidos.
Sendo a horto-fruticultura nacional um sector com enormes potencialidades e em franca expansão, um facto é que este tipo de práticas agrícolas ainda não está suficientemente interiorizado, face ao que acontece com outras culturas.
O objectivo é partilhar práticas agronómicas, debater o presente e perspectivar o futuro, de uma forma abrangente por parte de agricultores em geral e dos horto-fruticultores em particular.
Também no dia 15 de Novembro, pelas 14h00, a Direcção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, promove um debate cujo tema central são as “Doenças e Pragas Emergentes”.
O programa pretende ser uma mesa redonda moderada por João Pereira, TerraProjetos, com intervenções da DRAPLVT (Direcção de Serviços de Agricultura, Delegação Regional do Oeste e Delegação Regional da Península de Setubal) e da ANIPLA – Associação Nacional da Indústria para a Protecção das Plantas.
O tema central “Doenças e Pragas Emergentes” vai integrar as principais questões relacionadas com as doenças e pragas que a globalização e as alterações climáticas vêm suscitando, a melhor forma de as prevenir e combater, bem como, todos os cuidados a ter com a guarda e manipulação dos produtos e tratamento final de resíduos, com uma muito breve chamada de atenção para a necessidade de recorrer aos seguros agrícolas.
O Observatório da Agricultura Biológica, o Estatuto de Pequeno Agricultor e o Centro de Competências para Combate à Desertificação dos Territórios Rurais serão objecto de alguns flashes informativos.
O “Controle de ervas daninhas sem herbicidas” é o mote para a realização de um Workshop no dia 16 cuja organização está a cargo da Irrimac e que tem como objectivo promover o debate sobre esta temática além de procurar apresentar técnicas que defendam o meio-ambiente.
Cerimónia de Entrega de Prémios dos Concursos Nacionais
A Tecfresh’18 vai ser palco no dia 17 da cerimónia de entrega de prémios dos Concursos Nacionais que decorrem no CNEMA em Outubro, como o 7º Concurso Nacional de Doces de Fruta Tradicionais Portugueses (23 Outubro), o 7º Concurso Nacional de Frutos Secos Tradicionais Portugueses (24 Outubro) e o 3º Concurso Nacional de Aguardentes não Vínicas Tradicionais Portuguesas (24 Outubro).
Estas iniciativas, que o CNEMA realiza em conjunto com a Qualifica/oriGIn Portugal, têm como objectivo estimular a produção de qualidade, dar a conhecer os melhores produtos nas diferentes regiões do país, incentivar o seu consumo, promover o encontro de produtores, empresas, técnicos e apreciadores.
Com a realização destas actividades o Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas pretende premiar, promover, valorizar e divulgar a qualidade, especificidade e a diversidade dos produtos portugueses.
Tecfresh’18 – Uma feira para profissionais
A Tecfresh’18 é uma feira orientada para um público profissional, cada vez mais informado e exigente, que busca constantemente soluções inovadoras e de maior produtividade.
Representa uma oportunidade para as empresas e demais organizações partilharem com os seus actuais e potenciais clientes os produtos e serviços de que dispõem, informação actualizada e optimizar negócios.
O evento tem como público alvo profissionais como Agricultores, Fruticultores, Horticultores, Empresários Agrícolas, Engenheiros Agrónomos, Estudantes do Ensino Profissional e Ensino Superior, entre outros ligados ao Mundo Rural.
O objectivo é divulgar e mostrar as evoluções tecnológicas que acontecem no sector agrícola, promover o encontro de profissionais e ser uma ponte para estabelecer relações comerciais entre empresas, avaliar a estratégia definida para o futuro e promover parcerias técnico/profissionais.