O deputado Porfírio Silva apresentou no passado dia 16 de Dezembro no auditório da Quinta das Pratas, o seu mais recente livro, “O Ideário Constitucional no Parlamento dos Jovens”, aos jovens do agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita, no Cartaxo.

Porfírio Silva é investigador em Filosofia das Ciências, doutorado em Epistemologia e Filosofia das Ciências, sendo actualmente deputado na Assembleia da Republica pelo ciclo eleitoral de Aveiro, pelo Partido Socialista, e faz parte de três comissões parlamentares, incluindo a da Educação, Ciência, Juventude e Desporto, responsável pela organização do Parlamento dos Jovens.

Perante um auditório cheio, Porfírio Silva apresentou o seu livro “O Ideário Constitucional no Parlamento dos Jovens” e explicou a sua origem.

O livro aborda detalhadamente a edição de 2017 do Parlamento dos Jovens que, por sugestão do presidente da Assembleia da República, teve como tema a Constituição democrática que nasceu do 25 de Abril de 1974.

“Apercebi-me –  pelas sessões a que fui, quer em escolas, quer no ciclo em Aveiro – que tinha sido uma discussão muito interessante, porque no fundo é estimulante ver jovens da vossa idade a discutir como é que se deve organizar o país em termos políticos, a discutir temas como os referendos ou a regionalização, ou temas mais delicados como a eutanásia”, explicou.

Os jovens que participaram nessa edição abordaram “não só o texto da Constituição, mas também o que achavam que devia lá estar, o que achavam que estava mal ou que devia estar de outra forma, portanto, o ideário que nós idealizamos que devia ser a Constituição”.

Nesta edição de 2017 participaram “mais de quatro mil turmas de todo o país, candidataram-se a representantes da escola mais de 23 mil alunos, votaram nessas eleições quase 160 mil alunos e alunas, foram eleitos nas sessões escolares de todo o país mais de 13 mil colegas vossos, tendo 258 chegado às sessões nacionais”.

Para escrever este livro, que descreveu como “um tributo, uma demonstração de respeito da minha parte para mostrar que nós, na AR, temos respeito pelo vosso trabalho”, o deputado fez um “levantamento das propostas que foram apresentadas, com uma explicação e apresentação de todos os debates – isto é metade do livro, a outra metade sou eu a dar a minha opinião”.

Sobre a iniciativa Parlamento dos Jovens, que já comemorou 20 anos, Porfírio Silva definiu-o como uma lição prática da vida em democracia, uma vez que leva a “pensar, a saber como se faz, como se discute, a ouvir os argumentos dos outros, a partilhar a nossa opinião, avançando no processo de tentar encontrar soluções que sejam minimamente razoáveis para todos, mesmo que à partida nem todos estivessem de acordo sobre aquilo que vai ser acordado”.

À apresentação do livro seguiu-se um pequeno debate que envolveu alunos e professores. As questões feitas ao deputado abrangeram diversas áreas, como a abstenção, o percurso profissional do deputado, a necessidade de existir apoio psicológico nas escolas ou o contributo dos jovens para melhorar o país.

A iniciativa, no âmbito da rede concelhia de bibliotecas, contou com a colaboração dos professores do agrupamento envolvidos no projecto Parlamento dos Jovens e com os alunos e alunas que integrarão a próxima edição do projeto.

No final da sessão, Porfírio Silva e os demais membros da mesa puderam experimentar diversas iguarias preparadas pelos alunos e professores dos cursos profissionais de Mesa e Bar da Escola Secundária do Cartaxo.

Leia também...
Foto de arquivo

Corsos vão animar Carnaval do Cartaxo

O Desfile das Escolas abre, na manhã do próximo dia 17, os…

Agir, Amor Electro e Bárbara Bandeira no Festival do Arroz Carolino

A terceira edição do Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas realiza-se…

Segundo Santarém JazzFest com Marta Hugon, Quarteto Miga e homenagem a José Duarte

O quinteto de Marta Hugon e o Quarteto Miga são os grupos…

Noite de Fados no Vale da Pinta

A Sociedade Cultural e Recreativa de Vale da Pinta recebe, no próximo…