Foto de arquivo
Foto de arquivo

Os deputados do PS eleitos por Santarém reclamam a modernização da Linha do Norte, no troço entre Santarém e Entroncamento, e a resolução do problema das barreiras de Santarém.

É este o teor do projecto de resolução apresentado na segunda-feira, 22 de Fevereiro, pelos deputados Hugo Costa, António Gameiro, Manuel Afonso e Mara Lagriminha.
A passagem da linha férrea em Santarém e a localização da estação debatem-se com o grave problema que constituem as barreiras de Santarém, que necessitam de “constante monitorização bem como da rápida implementação das soluções de estabilização do local”, alertam.

“Tanto a estação de Santarém como a estação do Entroncamento mantêm muito da sua traça e organização inicial, que muitas vezes conflitua com o elevado tráfego ferroviário”, sublinham os deputados, lembrando que a modernização destas duas importantes estações do Ribatejo é fundamental para o conforto e segurança dos passageiros e para a segurança da circulação ferroviária.

Os deputados referem ainda que as actuais passagens de nível colocam problemas de segurança que importa solucionar, garantindo a segurança e a mobilidade.
No Programa Nacional de Investimentos 2030, no eixo 6 da Ferrovia, prevê-se um investimento de 165 milhões de euros em “renovação de estações e interfaces de passageiros” e “desenvolvimento de soluções de apoio e suporte à operação, melhoria da capacidade, segurança e conforto do passageiro, minimizando a ocorrência de acidentes ferroviários e a degradação precoce da infra-estrutura” sem, no entanto, se explicitar onde serão feitos estes investimentos.

Os deputados do PS eleitos por Santarém recordam que o investimento na Linha do Norte é consensual no distrito de Santarém e que os autarcas da Lezíria e Médio Tejo têm uma posição unânime sobre o assunto.

Leia também...

Curtas Fora de Portas regressam
ao Politécnico de Santarém

A Tertúlia do Instituto Politécnico de Santarém e a Escola Superior de…
Foto ilustrativa

Sismo de magnitude 1,9 na escala de Richter sentido em Benavente

Um sismo de magnitude 1,9 na escala de Richter foi hoje sentido…

Candidatura de Abrantes ao Bairros Comerciais Digitais aprovada no valor 678 mil euros

A candidatura da Câmara de Abrantes ao programa Bairros Comerciais Digitais, no…

Festas de Abrantes regressam a partir de sexta-feira em “sinal de optimismo”

As Festas de Abrantes regressam a partir de quinta-feira, e até 15…