Os deputados do PS eleitos por Santarém reclamam a modernização da Linha do Norte, no troço entre Santarém e Entroncamento, e a resolução do problema das barreiras de Santarém.
É este o teor do projecto de resolução apresentado na segunda-feira, 22 de Fevereiro, pelos deputados Hugo Costa, António Gameiro, Manuel Afonso e Mara Lagriminha.
A passagem da linha férrea em Santarém e a localização da estação debatem-se com o grave problema que constituem as barreiras de Santarém, que necessitam de “constante monitorização bem como da rápida implementação das soluções de estabilização do local”, alertam.
“Tanto a estação de Santarém como a estação do Entroncamento mantêm muito da sua traça e organização inicial, que muitas vezes conflitua com o elevado tráfego ferroviário”, sublinham os deputados, lembrando que a modernização destas duas importantes estações do Ribatejo é fundamental para o conforto e segurança dos passageiros e para a segurança da circulação ferroviária.
Os deputados referem ainda que as actuais passagens de nível colocam problemas de segurança que importa solucionar, garantindo a segurança e a mobilidade.
No Programa Nacional de Investimentos 2030, no eixo 6 da Ferrovia, prevê-se um investimento de 165 milhões de euros em “renovação de estações e interfaces de passageiros” e “desenvolvimento de soluções de apoio e suporte à operação, melhoria da capacidade, segurança e conforto do passageiro, minimizando a ocorrência de acidentes ferroviários e a degradação precoce da infra-estrutura” sem, no entanto, se explicitar onde serão feitos estes investimentos.
Os deputados do PS eleitos por Santarém recordam que o investimento na Linha do Norte é consensual no distrito de Santarém e que os autarcas da Lezíria e Médio Tejo têm uma posição unânime sobre o assunto.