O Serviço de Proteção Civil Municipal de Abrantes já destruiu 60 ninhos de vespa velutina em várias localidades do concelho de Abrantes, ao longo do último ano.

A última intervenção ocorreu no final da passada semana, junto à igreja de Aldeia do Mato, onde o Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara de Abrantes destruiu um ninho da chamada vespa asiática.

Em nota publicada, o município de Abrantes refere que os ninhos desta vespa são identificados e imediatamente extintos e retirados. E ainda que este serviço municipal só actua após a confirmação da localização do ninho de acordo com o descrito no “Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa velutina em Portugal”;

O que fazer:
Em caso de avistamento da vespa velutina observe se existem sinais de ninho em redor;
Se detectar ninhos de vespa asiática, não tente destruí-lo por meios próprios. A destruição dos ninhos deve ser feita por técnicos habilitados para limitar a sua dispersão;
Contacte as autoridades competentes e siga à risca as indicações. Repetimos: efectue esse contacto em caso de avistamento de ninhos.

Contactos em Abrantes:
GNR, através da linha SOS Ambiente e Território 808 200 520;
Serviço municipal de proteção civil 241 330 100 +1 + 4// E. smpc@cm-abrantes.pt;

Registo no portal Plataforma SOS Vespa (http://www.sosvespa.pt/web); Comunicação à Junta de Freguesia da área de residência.

Em caso de picada saiba como deve actuar:
https://www.sns.gov.pt/noticias/2019/09/26/vespa-asiatica/

Leia também...

Ourém suspende eventos e reunião da Assembleia Municipal

O município de Ourém decretou a suspensão imediata de todos os eventos municipais agendados até ao final do mês de Março e a Assembleia…

Centro Hospitalar do Médio Tejo com 72 quartos para enfrentar o novo Coronavírus

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) informou ontem, 3 de Março, em reunião com os autarcas de Abrantes, Tomar e Torres Novas, que…

Reabertura da ponte D. Amélia à espera de avaliação da Infraestruturas de Portugal

Uma equipa de mergulhadores vai fazer, na segunda-feira, uma inspecção subaquática aos pilares da ponte Rainha D. Amélia, entre os concelhos do Cartaxo e…

Sindicato regista adesão de 60% na greve na base logística do Minipreço da Zibreira

Realizou-se hoje, dia 21 de Dezembro, o primeiro de dois dias de greve na base logística do Minipreço na Zibreira. A greve, segundo a…