João Moutão eleito presidente do IP Santarém

O até aqui presidente interino do Instituto Politécnico de Santarém (IP Santarém), João Moutão, foi eleito esta terça-feira, dia 29 de Setembro, para conduzir os destinos da instituição nos próximos quatro anos.

Moutão disputava o lugar com Abel Santos e venceu à segunda volta com 10 votos, enquanto que o seu opositor registou 8. Houve ainda um voto em branco e duas faltas.

No primeiro escrutínio, realizado no dia anterior, Abel Santos tinha obtido 9 votos e João Moutão 7, tendo-se registado ainda 3 votos em branco e duas faltas. Como nenhum dos candidatos conseguiu maioria absoluta de votos do colégio eleitoral de 21 elementos que compõem o Conselho Geral e recorreu-se a novo sufrágio onde bastava a maioria simples para vencer.

PUBLICIDADE

Numa entrevista recente ao Correio do Ribatejo, João Moutão apresentou os eixos estratégicos que pretende agora implementar, nomeadamente, Ensino e Estudantes; Investigação, Desenvolvimento e Inovação; Extensão à Comunidade e Internacionalização.

Ao longo do seu mandato, o agora presidente do IP Santarém promete desenvolver estes eixos, no sentido de “construir uma identidade de Instituto, na qual todos se revejam e se sintam orgulhosos, que nos permita ganhar dimensão e ter impacto”.

O responsável aponta ainda a necessidade de salvaguardar “o necessário equilíbrio orçamental” que permitirá preservar a autonomia institucional do instituto e valorizar os recursos humanos.

Nesse sentido, João Moutão defende “uma gestão mais eficiente e eficaz” para o politécnico, de onde emergem “preocupações” como “um défice anual crónico de cerca de dois milhões de euros” ou a “estagnação do número de estudantes de licenciaturas e mestrados”, entre outros problemas que o motivaram a avançar para a presidência.

Em nota de rodapé, na referida entrevista, e falando para dentro da comunidade educativa, Moutão deixou uma mensagem: “estou preparado para liderar o Politécnico de Santarém nos próximos quatro anos, num processo amplamente participado e com o envolvimento de toda a comunidade académica. Esta é a minha forma de trabalhar. Estou convicto de que em conjunto teremos todo o sucesso no reforço da notoriedade e da coesão interna que necessitamos para construir um Politécnico de Santarém forte e a falar a uma só voz, do qual nos possamos orgulhar e obter realização pessoal e profissional”.

Licenciado em Ciências do Desporto e Educação Física e Mestre em Psicologia do Desporto e Exercício, João Moutão era presidente interino do Instituto Politécnico de Santarém desde Fevereiro deste ano, altura em que o anterior responsável apresentou a sua demissão.

Foi ainda vice-presidente do instituto, com competências delegadas nas áreas do Planeamento Estratégico, Investigação, Inovação e Transferência de Conhecimento, Empregabilidade e Internacionalização.

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS