O director do Serviço de ORL do Hospital Distrital de Santarém, Mário Galveias, alerta as pessoas para procurarem ajuda médica caso sintam sinais ou sintomas de alterações na audição, como é o caso de um perda auditiva unilateral súbita.

No Dia Mundial da Audição, que hoje se assinala, o clínico avisa que “no rastreio auditivo neonatal universal (RANU) a prevenção e detecção de surdez neonatal tem, ou pretende ter, caráter universal e rastrear a surdez neonatal, noutras situações o aparecimento de sinais ou sintomas súbitos deve desencadear a procura do otorrino.”

Segundo o otorrino, as pessoas devem procurar ajuda médica quando estão perante, entre outros sinais e sintomas, uma perda auditiva unilateral súbita (surdez unilateral) associada ou não a desequilíbrio e vertigem e/ou acufenos (zumbidos).

Os problemas auditivos podem ser congénitos (cromossomopatias, sindromáticos, malformações) ou adquiridos (associados a processos infeciosos, otosclerose, vertigem e desequilíbrio, doenças profissionais, presbiacusia – surdez progressiva relacionada com o envelhecimento, entre outros).

Além do RANU, o médico destaca como medida preventiva importante a avaliação precoce de patologias inflamatórias/ infeciosas (na criança e no adulto). No âmbito da prevenção de doenças profissionais que desencadeiam surdez, a sensibilização para o incentivo à utilização da proteção auricular em ambiente ruidoso deve estar na primeira linha de medidas a manter e implementar.

Relativamente ao tratamento, Mário Galveias menciona que “desde a atitude preventiva, passando por terapêuticas médicas e cirúrgicas e também por adaptação protésica, as alternativas serão ajustadas, como em todas as áreas da medicina, às situações clínicas em análise”.

Leia também...

HDS promove Jornadas da Cardiologia de Santarém

As XXVI Jornadas de Cardiologia de Santarém, presididas por Vítor Martins, director do Serviço de Cardiologia do Hospital Distrital de Santarém (HDS), irão decorrer…

“O Serviço Nacional de Saúde foi e continua a ser o pilar da saúde em Portugal”

Carlos Ferreira, ex-director executivo do ACES Lezíria, traça uma linha temporal sobre as transformações do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em Portugal. Com uma…

Proibido fumar nas instalações, interiores e exteriores, dos Hospitais do Médio Tejo

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) instituiu a partir de terça-feira, 15 de Setembro, a proibição de fumar nas…

Miguel Castanho defende que imunidade do grupo com 70% de vacinados é ideia ultrapassada

O investigador Miguel Castanho afirmou hoje que a ideia da imunidade do grupo com 70% da população vacinada contra a covid-19 está “completamente desactualizada”…