O director do Serviço de ORL do Hospital Distrital de Santarém, Mário Galveias, alerta as pessoas para procurarem ajuda médica caso sintam sinais ou sintomas de alterações na audição, como é o caso de um perda auditiva unilateral súbita.

No Dia Mundial da Audição, que hoje se assinala, o clínico avisa que “no rastreio auditivo neonatal universal (RANU) a prevenção e detecção de surdez neonatal tem, ou pretende ter, caráter universal e rastrear a surdez neonatal, noutras situações o aparecimento de sinais ou sintomas súbitos deve desencadear a procura do otorrino.”

Segundo o otorrino, as pessoas devem procurar ajuda médica quando estão perante, entre outros sinais e sintomas, uma perda auditiva unilateral súbita (surdez unilateral) associada ou não a desequilíbrio e vertigem e/ou acufenos (zumbidos).

Os problemas auditivos podem ser congénitos (cromossomopatias, sindromáticos, malformações) ou adquiridos (associados a processos infeciosos, otosclerose, vertigem e desequilíbrio, doenças profissionais, presbiacusia – surdez progressiva relacionada com o envelhecimento, entre outros).

Além do RANU, o médico destaca como medida preventiva importante a avaliação precoce de patologias inflamatórias/ infeciosas (na criança e no adulto). No âmbito da prevenção de doenças profissionais que desencadeiam surdez, a sensibilização para o incentivo à utilização da proteção auricular em ambiente ruidoso deve estar na primeira linha de medidas a manter e implementar.

Relativamente ao tratamento, Mário Galveias menciona que “desde a atitude preventiva, passando por terapêuticas médicas e cirúrgicas e também por adaptação protésica, as alternativas serão ajustadas, como em todas as áreas da medicina, às situações clínicas em análise”.

Leia também...

Autoagendamento aberto para maiores de 30 anos para dose de reforço

O autoagendamento da toma da dose de reforço da vacina contra a…

Número de dadores de sangue cresce em ano de pandemia nos Hospitais do Médio Tejo

O Serviço de Sangue do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) conseguiu…

Lisboa e Vale do Tejo com 8 urgências de pediatria abertas 24 horas no verão

Oito das 14 urgências de pediatria da região de Lisboa vão estar…

Autoagendamento para maiores de 45 arranca na próxima semana

O autoagendamento da vacina contra a covid-19 para maiores de 45 anos…