Dez distritos de Portugal continental vão estar no sábado sob aviso amarelo devido à previsão de chuva forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Viseu, Porto, Guarda, Santarém, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Portalegre vão estar sob aviso entre as 00h00 e as 15h00 de sábado por causa da chuva forte.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O estado do tempo em Portugal continental, em especial as regiões do norte e centro, está a ser afetado pelos efeitos da depressão Benjamim.

Segundo o IPMA, a precipitação irá ser por vezes forte, em especial no Minho e Douro Litoral, sendo fraca na região sul.

“Nos próximos dias, o estado do tempo no continente continuará a ser caracterizado por um fluxo do quadrante oeste, com transporte de uma massa de ar com conteúdo elevado em vapor de água, o que irá originar precipitação forte e persistente, em especial no período compreendido entre sexta-feira, dia 24, e sábado, dia 25”, indicou o IPMA.

A região Centro é a que tem maior probabilidade de registar acumulados de precipitação mais elevados neste período, com valores entre 50 e 100 milímetros, uma situação que pode estender-se à região Norte.

No domingo, prevê-se um desagravamento das condições meteorológicas nas regiões do norte e do centro, mas com o sistema frontal a deslocar-se para sul, onde a precipitação poderá ser temporariamente mais intensa até ao início da tarde.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Ordem dos Arquitectos alerta para falta de capacidade técnica da maioria das empresas para construção de Aeroporto

A Ordem dos Arquitectos (OA) alertou hoje para a falta de capacidade técnica e logística da maioria das empresas mundiais para um megaprojeto de…

Freguesia da Abrã celebra os seus 400 anos

Ontem, dia 10 de Agosto, foi organizada uma cerimónia para assinalar os 400 anos da Freguesia da Abrã. Foi apresentado um livro que contava…

Município de Torres Novas aprova contas de 2020 com redução do passivo para 9 milhões de euros

A Câmara de Torres Novas aprovou as contas de 2020, as quais apresentam uma redução da dívida para 9,1 milhões de euros, menos 11,9 por…

Ourém investe 735 mil euros em unidades de saúde

Os edifícios de antigos jardins-de-infância e de uma escola vão ser requalificados pelo Município de Ourém para serem criadas três Unidades de Cuidados de…