A Câmara de Santarém vai ceder um terreno na Zona de Desenvolvimento Económico de Pernes à Entogreen para a execução do projeto “InsectERA – A ERA da indústria dos insetos”, financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

A decisão, tomada por unanimidade na reunião do executivo municipal da segunda-feira, está relacionada com a participação do município no consórcio externo do projeto, financiado pelo PRR no âmbito dos projetos mobilizadores de agendas de inovação.

No documento consultado hoje pela Lusa, o município justificou a alienação direta do imóvel com a necessidade de promoção do desenvolvimento socioeconómico de uma freguesia afetada durante décadas por problemas de poluição ambiental, que reduziram o emprego e, consequentemente, a população residente.

O projeto financiado pelo PRR em 17 milhões de euros, num investimento de 57 milhões, prevê a criação de três fábricas de produtos derivados de insetos, uma de produção de quitosano e um centro logístico, estimando gerar 150 postos de trabalho e a industrialização de uma centena de novos produtos, processos e serviços à base de insetos para alimentação animal e humana, cosmética, bioplásticos e biorremediação.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.