Um total de 19 partidos entregaram até segunda-feira, no Tribunal de Santarém, listas de candidatos às eleições legislativas de 6 de Outubro, num distrito com 380.976 eleitores inscritos e que elege nove deputados.

Além dos partidos e coligações com deputados eleitos em 2015 – PSD/CDS, PS, BE e CDU -, foram entregues no Tribunal de Santarém listas de candidatos do PCTP-MRPP, PAN, PDR, Livre, PNR, Partido da Terra – MPT, Nós Cidadãos, PTP, PURP, PPM, Aliança, Chega, Iniciativa Liberal e RIR.

Terminado o prazo de apresentação de candidaturas, segue-se um período de verificação da regularidade dos processos e de eventuais reclamações, antes da publicação definitiva.

Nas legislativas de 2015, a coligação PPD-PSD/CDS-PP elegeu quatro deputados (35,8% dos votos), o PS três (32,9%), o BE um (10,8%) e a coligação PCP/PEV (CDU) um (9,6%).

Para as eleições de 6 de Outubro, o Partido Social Democrata (PSD) aposta em Isaura Morais, a gestora de 53 anos que na passada sexta-feira suspendeu o mandato de presidente da Câmara de Rio Maior, para o qual foi eleita pela primeira vez em 2013, seguindo-se na lista o presidente da distrital, João Moura (Ourém), o actual deputado Duarte Marques (Mação) e a consultora Sónia Quintino (Benavente).

A secretária de Estado da Educação, Alexandra Leitão, 46 anos, encabeça a lista do Partido Socialista por Santarém, seguindo-se o presidente da distrital, António Gameiro (Ourém), a secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Maria do Céu Albuquerque (ex-presidente da Câmara de Abrantes), e o actual deputado Hugo Costa (Tomar).

O Bloco de Esquerda escolheu a professora Fabíola Cardoso, 46 anos (Santarém), para liderar uma lista que inclui ainda Roberto Barata (Torres Novas), Luís Gomes (Lisboa) e Ana Sofia Pereira (Torres Novas).

A CDU volta a apostar no actual deputado António Filipe, professor, 56 anos (Loures), seguindo-se João Madeira Lopes (Santarém), Júlia Amorim (Constância) e Ivo Santos (Alcanena).

A actual deputada eleita pela coligação PSD/CDS Patrícia Fonseca, engenheira agrónoma, 46 anos, lidera agora a lista do seu partido, Centro Democrático Social (CDS), que inclui ainda Rui Pereira (Ourém), Nelson Silva (Alvaiázere) e Rita Branco (Coruche).

O PCTP-MRPP, que em 2015 obteve 1,34% dos votos no distrito, candidata o reformado José Nobre, 62 anos, residente em Vila Nova da Barquinha, enquanto o PAN (1,2% em 2015) aposta no formador Pedro Machado, 40 anos (Ourém), e o PDR (1% em 2015) no engenheiro mecânico José Lopes, 69 anos (Lisboa).

O Livre, que em 2015 obteve 0,5% dos votos, volta a candidatar o gestor cultural Pedro Mendonça, 46 anos (Cartaxo), o PNR (0,5% em 2015) aposta novamente em Carlos Alberto Teles, reformado, 68 anos (Lisboa).

A lista do MPT (0,5% em 2015) é liderada por Vasco Gaião, empresário, 63 anos (Alcanena), a do Nós, Cidadãos (0,4% em 2015) pela advogada Ana Barradas, 48 anos (Lisboa), a do PTP (que em 2015 se candidatou coligado com o MAS obtendo 0,4% dos votos) pelo empresário Américo Costa, 56 anos (Tomar).

O PURP (0,4% em 2015) apresenta como cabeça de lista o reformado Evandre Francisco, 71 anos (Santarém), e o PPM (igualmente 0,4%) o empresário Luís Pombeiro, 57 anos (Lisboa).

Pelos partidos que se candidatam pela primeira vez, o Aliança apresenta o empresário agrícola Rui Sousa, 51 anos (Santarém) como cabeça de lista, a Iniciativa Liberal o gestor João Pita Soares, 31 anos (Coruche), o Chega o advogado Pedro Cassiano Neves, 54 anos (Lisboa), e o RIR o psicólogo Carlos Oliveira, 52 anos (Loures).

Leia também...

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…

Vítima mortal de violento acidente na A1 é empresário hoteleiro da zona de Lisboa

João André Pereira, com 35 anos de idade, fundador do grupo “Caseiro”…

Quatro praias fluviais do distrito de Santarém com Bandeira Azul

As praias do Carvoeiro (Mação), Agroal (Ourém), Aldeia do Mato e Fontes…