Os testes à covid-19 passam a ser recomendados em eventos familiares com mais de dez pessoas, como casamentos e baptizados, eventos culturais e desportivos, serviços públicos e empresas, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

A norma, referente à Estratégia Nacional de Testes para a SARS-CoV-2, actualizada na terça-feira pela DGS, recomenda “a realização de rastreios laboratoriais em eventos familiares, designadamente casamentos e baptizados, bem como quaisquer outras celebrações similares, com reunião de pessoas fora do agregado familiar, aos profissionais e participantes sempre que o número de participantes seja superior a dez”.

Também em eventos de natureza cultural ou desportiva, a testagem é recomendada “sempre que o número de participantes/espectadores seja superior a mil, em ambiente aberto, ou superior a 500, em ambiente fechado”.

Já em contexto laboral, nos locais de maior risco de transmissão, como as explorações agrícolas e o sector da construção, aconselha-se a testagem com uma periodicidade de 14/14 dias, pode ler-se na norma da DGS.

Esta recomendação é igualmente aplicada em serviços públicos e locais de trabalho com 150 ou mais trabalhadores, independentemente do seu vínculo laboral, da modalidade ou da natureza da relação jurídica, adianta ainda.

Leia também...

Novo foco de gripe das aves detectado em Constância

 A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) confirmou hoje um foco de infecção por vírus da gripe aviária numa instalação que detém aves de…

Almeirim coloca desfibrilhadores em todos os locais públicos para salvar vidas

A Câmara Municipal de Almeirim vai dotar todos os equipamentos públicos com um Desfibrilhador Automático Externo (DAE). Trata-se de um equipamento que permite a…

Encontro de Enfermagem de Reabilitação destaca importância da especialidade na promoção da qualidade de vida dos utentes

Realizou-se o 1.º Encontro de Enfermagem de Reabilitação da Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria), subordinado ao tema “Enfermagem de Reabilitação na…

Associação Voluntária do Hospital de Santarém alarga actividades

A Associação Voluntária do Hospital Distrital de Santarém (AVHDS), criada no início de 2022, alargou as suas actividades de voluntariado através da distribuição de…