A PróToiro, através da marca Touradas, leva a efeito no próximo dia 26 de Fevereiro o Dia da Tauromaquia, depois de um ano de interregno. Este evento decorre na praça de toiros da Moita do Ribatejo e tem como objectivo a celebração da cultura tauromáquica e da liberdade cultural, esperando-se que a receita obtida permita o financiamento de diversas acções em defesa e promoção da Festa.

Para o Dr. João Santos Andrade, presidente da PróToiro, “É um óptimo sinal podermos retomar este grande evento anual onde celebramos a grandeza e importância da cultura tauromáquica dentro

da cultura portuguesa. Será um dia de união dos aficionados e também um dia para os curiosos poderem descobrir esta cultura única no mundo. Esperamos que seja o primeiro sinal de uma temporada normal e de superação da pandemia.”

Dia da Tauromaquia inclui diversas iniciativas que prometem celebrar a afición e levar a cultura tauromáquica a vários públicos. Além de animação ao longo do dia e de diversas actividades pedagógicas para crianças e adultos, está garantida a representação de várias expressões tauromáquicas, demonstrações de toureio e de pegas, aulas de toureio e muitas novidades, num dia dedicado a toda a família.

No encerramento desta jornada os aficionados vão poder assistir a um festival taurino com um cartel misto com os cavaleiros Ana Batista, João Moura Júnior, João Ribeiro Telles e João Salgueiro da Costa, o matador João Silva “Juanito” e o novilheiro praticante Filipe Martinho. As pegas estão confiadas aos Grupos de Forcados Amadores de Montemor e do Aposento da Moita, e serão lidados toiros das ganadarias Vinhas, Murteira Grave (a pé), Passanha, Eng.° Jorge de Carvalho (a pé), Varela Crujo e Romão Tenório.

Mais pormenores serão revelados em breve pela PróToiro, com a certeza de que este evento deverá contar com a presença de todos os aficionados de modo a celebrar- se em comunhão a cultura tauromáquica portuguesa.

Leia também...

“Praça Maior” – Missão Cumprida com Distinção!

Ecos do Burladero.

“El Juli” na Monumental Celestino Graça em Santarém

A Associação “Praça Maior” anunciou no passado Dia de Reis a presença…

Praça de Coruche é “Clean & Safe”

Foi atribuído à Associação “Nossa Praça”, gestora da praça de toiros de…

Grupo de ex-Forcados apresenta cartéis da temporada na Praça Celestino Graça

A Associação Praça Maior, composta por oito ex-forcados, apresentou este sábado, 26…