O Dia do Município de Coruche na 55ª Feira Nacional de Agricultura / 65ª Feira do Ribatejo acontece hoje, dia 05 de Junho no stad da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, situado na nave A deste certame.

O município apresentou várias provas de produtos gastronómicos ligados ao azeite, bem como os azeites produzidos no único lagar do concelho, que fica na freguesia da Branca. O pão caseiro da padaria “Sabores da avó Joaquina”, da freguesia do Biscainho acompanhou o azeite do Lagar de Azeite da Branca e o restaurante “Mira Rio” fez uma demonstração gastronómica de cozinha ao vivo, onde preparou para degustação um patê de azeitona em cama de pão frito em azeite e alho. A estas iguarias juntou-se a prova de vinhos da Herdade dos Fidalgos, da Quinta de Santo André e da Quinta da Arriça, produtores do concelho.

O Rancho Folclórico de Vila Nova da Erra realizou alguns quadros etnográficos, nomeadamente o retalhar da azeitona e a benzedura do cobrante com azeite.

Francisco Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Coruche, apesar de combalido de uma lesão que o obriga a caminhar com o auxílio de duas muletas, fez questão de marcar presença no espaço, falando ao Correio do Ribatejo sobre o que ali se passa durante toda esta terça-feira, bem como das potencialidades ao nível turístico e económico do concelho onde a cortiça é o produto de destaque.

Leia também...

Companhia das Lezírias extrai 780 toneladas de cortiça, mas preço baixa e falta mão-de-obra

A campanha de tiragem de cortiça da Companhia das Lezírias, uma das maiores explorações do país, atingiu as 52 mil arrobas (780 toneladas), mas…

Casa do Campino abre portas a fim de semana dedicado à apicultura e ao mel

A Casa do Campino, no largo Infante da Câmara, em Santarém, vai ser palco da 19ª edição da Feira Nacional do Mel e da…

Homem detido por tráfico de estupefacientes em Tomar

Suspeito de 55 anos tinha na sua posse 134 doses de haxixe e foi constituído arguido. O Comando Territorial de Santarém, através do Posto…

Da “embaixada mártir”… Por Cândido Azevedo

A cidade de Nagasaki, onde me encontro neste momento, é conhecida pelos nipónicos como a cidade cristã do Japão, não só porque repleta de…