Sob o lema “Porque a memória é de todos”, a associação Alzheimer Portugal assinala, no próximo dia 26 de Setembro, no Convento de São Francisco, em Santarém, o Dia Mundial da Doença de Alzheimer, iniciativa com o objectivo de chamar a atenção para a dimensão individual, social e económica desta doença.
O programa inclui animação musical, jogos tradicionais e um concerto de Teresa Tapadas, entre outras iniciativas que se destinam a chamar a atenção para esta doença.
Trata-se de uma doença que incide essencialmente nas pessoas idosas, com mais de 65 anos, e que numa primeira fase é de difícil diagnóstico, em consequência da sua associação às queixas relacionadas com o envelhecimento e à sintomatologia depressiva.
O Dia Mundial da Doença de Alzheimer pretende sublinhar a necessidade de adopção de políticas de Saúde que possibilitem, a todos os doentes, o acesso a programas de assistência e intervenção eficazes.
A Demência, maioritariamente Doença de Alzheimer (DA), afecta mais de 57 milhões de pessoas em todo mundo. As estimativas indicam que existem cerca de 200 mil pessoas com demência no país, sendo a mais frequente a do Alzheimer.
PROGRAMA:
11H30-Recepção dos Participantes com Animação e Almoço Convívio
Aresta Rebelde – Associação de Teatro
14H00 – Jogos Tradicionais. Música e Brincadeiras
Aresta Rebelde – Associação de Teatro e Grupo Académico de Danças Ribatejanas
15H30 – Fusão com Fado – Grupo D’Outrora
Voz: Teresa Tapadas, Guitarra Clássica: Adolfo Mendes, Percussão: Rodolfo Freitas
16H00 – Sessão de Encerramento