A televisão católica privada Angelus TV, sediada em Fátima, concelho de Ourém, distrito de Santarém, vai encerrar as emissões no dia 01 de Junho por dificuldades financeiras e falta de financiamento, disse hoje a sua diretora.

À agência Lusa, a diretora Sandra Bastos explicou que o projeto, que se iniciou no dia 02 de maio de 2017, não conseguiu encontrar financiamento que sustentasse a continuidade das emissões.

“Tem havido várias negociações e foram apresentadas várias propostas, mas os valores anunciados não cobriam o passivo da empresa”, sintetizou.

Segundo Sandra Bastos, a última proposta, recebida em fevereiro, deu alguma esperança: “Iniciaram-se os preparativos e a burocracia para a abertura de uma nova empresa, mas o investidor pediu-nos mais tempo e solicitámos um avanço de dinheiro, que não foi aceite”.

A diretora considera “não haver condições financeiras” para continuar de portas abertas.

Com um passivo de cerca de um milhão de euros, Sandra Bastos adiantou que a Angelus TV “não pode continuar a acumular dívidas”.

As dívidas aos fornecedores poderão vir a ser liquidadas “com os bens da empresa”, acrescentou, revelando que 14 pessoas vão para o desemprego.

No ano passado, a Angelus TV desafiou os seus telespetadores a serem “padrinhos e madrinhas” do canal, doando algum dinheiro.

“Se 4.000 pessoas dessem 10 euros todos os meses, conseguiríamos suportar o canal”.

As doações não chegaram nem a metade. Com ordenados em atraso e sem um apoio regular da Igreja, o canal cumpre a última emissão na sexta-feira.

“Apesar dos ordenados em atraso, a equipa sempre vestiu a camisola e abraçou o projeto de ‘corpo e alma’. Mesmo com as dificuldades financeiras de cada um, todos se mantiveram fieis ao projeto e, ontem [quarta-feira], decidimos levar a emissão até ao dia 31 de maio, para informar quem esteve sempre connosco do encerramento”, revelou Sandra Bastos.

O fim pode não se concretizar “se o investidor entretanto avançar com o dinheiro”.

Leia também...

Partido Socialista repudia agressões a autarcas de Abrantes

O secretário-geral-adjunto do PS, José Luís Carneiro, manifestou hoje “veemente repúdio” pelas agressões a autarcas de Abrantes, solidarizando-se com o presidente da câmara local,…

Militares e avião P-3 destacados para fazer vigilância na floresta no distrito de Santarém

As Forças Armadas destacaram 42 militares e um avião P-3 para fazer operações de patrulhamento e vigilância na prevenção de incêndios florestais em Portugal.…

GNR identifica e apreende armas a homem por ameaças e agressões a vizinho

Um homem, de 62 anos de idade, foi identificado pela GNR pelo crime de ameaças e agressões sobre um vizinho, no dia 28 de…

João Leite assume funções executivas na ‘Viver Santarém’

A saída de Pedro Carvalho, em meados de Agosto último, da Viver Santarém, obrigou à reestruturação dos corpos gerentes da empresa municipal que gere…