A Direção-Geral da Saúde (DGS) decidiu hoje encurtar de 10 para sete dias o período de isolamento das pessoas infectadas com covid-19 assintomáticas e dos contactos de risco.

A decisão surge um dia depois de a Região Autónoma da Madeira ter reduzido para cinco dias o período de isolamento de infectados assintomáticos e de quem contactou com casos positivos, acabando mesmo com o isolamento de contactos vacinados com a terceira dose.

A Direção-Geral da Saúde adianta, em comunicado, que informou hoje o Ministério da Saúde sobre a redução do período de isolamento profiláctico e que “a operacionalização desta decisão técnica, pela necessidade de actualização de normas e de reparametrização do sistema de informação, estará concluída o mais brevemente possível, no decurso da próxima semana”.

“Esta decisão está alinhada com orientações de outros países e resulta de uma reflexão técnica e ponderada, face ao período de incubação da variante agora predominante, a Ómicron”, refere a DGS.

Os Estados Unidos já tinham também reduzido, de dez para cinco dias, a duração do período de isolamento das pessoas que testam positivo para a covid-19, desde que estejam assintomáticas.

De acordo com fonte dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças norte-americano, a orientação está em sintonia com indicações crescentes de que as pessoas infectadas com o novo coronavírus são mais contagiosas dois dias antes e três dias depois de desenvolverem sintomas.

O Reino Unido também diminuiu o período de isolamento, de dez para sete dias, para pessoas vacinadas que ficaram infectadas.

A decisão da DGS surge numa altura em que os casos da variante Ómicron do coronavírus SARS-CoV-2 estão a aumentar exponencialmente em Portugal e no mundo, tendo as infecções com SARS-CoV-2 atingido hoje, pelo terceiro dia consecutivo, um novo máximo de 28.659 novos casos em 24 horas.

 A norma 004/2020 da DGS, que estabeleceu os procedimentos a adoptar na abordagem ao doente com suspeita ou infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), referia que para os doentes com covid-19 assintomáticos, o fim das medidas de isolamento era determinado 10 dias após a realização do teste laboratorial que estabeleceu o diagnóstico de Covid-19 e que no caso dos doentes sintomáticos com covid-19 com doença ligeira ou moderada, o isolamento terminaria ao fim de “10 dias desde o início dos sintomas”, desde que não estivessem a utilizar medicamentos antipiréticos e apresentassem uma “melhoria significativa dos sintomas durante três dias consecutivos”.

Leia também...

Rui Manhoso homenageado com nome de rua em Santarém (Vídeo)

O ex-presidente da Associação de Futebol de Santarém e actual director da Federação Portuguesa de Futebol, Rui Manhoso, foi homenageado com a inauguração de…

“Eu necessito de criar peças para que todas as pessoas se sintam bonitas e poderosas com elas.”

Beatriz Loureiro, Designer de Moda Beatriz Loureiro, 21 anos, nasceu em Santarém e, até aos seus 18 anos, viveu em raízes scalabitanas. Saiu da…

Renovada certificação de excelência da Unidade de Senologia do Hospital

A Breast Centres Network certificou, novamente, este ano, a Unidade de Senologia do Hospital Distrital de Santarém (HDS), “reafirmando a excelência no tratamento do…

Presidente do COP enaltece momento de alegria ao receber ‘Honoris Causa’

José Manuel Constantino manifestou hoje honra e gratidão após a atribuição do título de Doutor ‘Honoris Causa’ pela Universidade de Lisboa, aproveitando o momento…